Categorias
Memória

Múmias na Semana da Ciência e Tecnologia

ccc

Dentro da programação de eventos que vão ocorrer em todo o país durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (18 a 24 de outubro), o Museu Nacional da UFRJ vai abrir à visitação alguns de seus laborátorios de pesquisa e reservas técnicas, mostrando à população como trabalham os cientistas da instituição. Além disso, serão promovidas duas paletras e visitas guiadas ao museu nos últimos três dias da semana (veja a programação abaixo).
Receberão visitas do público os laboratórios de Restauração, Antropologia Biológica, Línguas Indígenas e o de conservação das múmias, além da reserva técnica de Arqueologia e a Seção de Memória e Arquivo, especializada em História do Museu Nacional, Cientistas e História da Ciência no Brasil. Em cada dia da Semana, um laboratório ou reserva técnica estará disponível à visitação dos grupos de visitantes, que serão divididos entre 10 e 15 pessoas. Os grupos serão acompanhados por monitores e os interessados em conhecer os laboratórios devem se dirigir à portaria de serviço do museu e preencher um formulário de identificação.
Fechando a Semana, no dia 22, duas palestras. Uma, coordenada pelo Setor de Antropologia Biológica seguida por uma atividade infantil desenvolvida pelo Serviço de Assistência ao ensino, sobre a variabilidade de grupos e culturas encontradas no Brasil. E, na outra, “Resgate do Mastodonte Brasileiro”, o Prof° Leandro Salles vai revelar os detalhes da expedição que integra o projeto “Encontro de gigantes na pré-história do Brasil Central”.

Laboratório de Antropologia Biológica

As pessoas vão conhecer os projetos desenvolvidos por esse laboratório e as pesquisas realizadas sobre o crânio de Luzia (o fóssil humano mais antigo das Américas).
Mostrar parte das atividades – análise de material ósseio humano pré-histórico – parte da reserva técnica – a face reconstituída de Luzia. E antropologia forense – que se encarrega da análise e identificação de elementos ósseos separação deles– bioarqueologia e evolução humana, estudo de populações atuais.

Reserva técnica de arqueologia

A reserva técnica de arqueologia do Museu Nacional está passando por um processo de modernização e reacondicionamento de seu acervo. A arqueóloga Ângela Rebelo vai mostrar aos visitantes como acontece todo esse processo de recatalogação, limpeza, acondicionamento e digitalização do material. Os visitantes poderão conhecer as antigas instalações da reserva e conferir o novo local onde as peças estão sendo acondicionadas.

Seção de memória e arquivo

Na seção de memória e arquivo serão exibidos vários documentos oficiais da época do Império, dentre eles, o decreto de criação do Museu Nacional, assinado por D. João VI. Será possível, também, conferir as fotos que registram visitas de personalidades ao museu, como Santos Dumont, Madame Curie, Albert Einstein e Marechal Rondon. Durante a visita, será feita uma demonstração de consulta à base de dados do setor e será exibido o catálogo manuscrito da Coleção Werner, que deu origem à coleção do Museu Nacional.

Laboratório de Línguas Indígenas

Neste laboratório, a pesquisadora Marília Soares vai demonstrar como é feito o estudo das línguas indígenas e a sua importância.

Laboratório Geral de Restauração (tecidos pré-colombianos)

Os visitantes poderão acompanhar cada etapa do processo de restauração e conservação dos tecidos pré-colombianos, desde a retirada do suporte, passando pela etiquetação das peças e sua limpeza.

Laboratório das múmias

Neste laborátorio os visitantes poderão conhecer como é o processo de restauração de três múmias da coleção egípcia do Museu Nacional que estão sendo conservadas dentro de bolhas de nitrogênio. A pesquisadora Maria Teresa Casado e a Museóloga Thereza Baumann explicarão como é o procedimento de retirada do oxigênio das múmias para eliminar a ação de pragas e conter o processo de decomposição.

PROGRAMAÇÃO:

18/10 – segunda-feira
Laboratório de Antropologia Biológica
Horário: 10h às 11h e 15h às 16h
Grupos de até 15 pessoas.
Coordenação: prof ª Dr ª Claudia Carvalho

19/10 – terça-feira
Reserva Técnica da Arqueologia
Horário: 10h às 11h e 14h às 15h
Grupos de até 15 pessoas
Coordenação: Mestre em Arqueologia Ângela Camardella Rabello.

Seção de Memória e Arquivo: especializada em História do Museu Nacional, Cientistas e História da Ciência no Brasil.
Horário: 10h às 11h e 14h às 15h
Grupos de até 15 pessoas.
Coordenação: Mestre em Biblioteconomia Maria José Velloso

20/10 – quarta-feira
Laboratório de Línguas Índígenas: “Como estudar línguas indígenas?”
Horário: 14h
Grupo de 15 pessoas
Apresentação: Prof. Dr ª Marília Lopes da Costa Facó Soares.

21/10 – quinta-feira
Museologia: visita ao Laboratório Geral de Restauração(projeto Tecidos pré-colombianos).
Horário: 10 às 12h
Grupo de 15 pessoas
Coordenação: Dr ª Thereza de Barcellos Baumann
Apresentação: Arabel Fernandez, especialista em Arqueologia Pré-colombiana.
Luciana da Silveira, especialista em Restauração de Têxteis.

22/10 – sexta-feira
Museologia: Laboratório da Exposição (sala da Baleia) – Múmias Egípcias em bolhas de atmosfera anoxica-nitrogênio
Horário: 10h às 11h
Grupo de 10 pessoas
Coordenação: Dr ª Thereza de Barcellos Baumann
Apresentação: Maria Teresa Casado

PALESTRAS (dia 22/10)

Departamento de Antropologia:
“Imagens do Brasil” sobre a variabilidade de grupos e culturas brasileiras para crianças (30 min), com uma parte prática sobre culturas indígenas e sobre Arqueologia brasileira.
Horário: 14h
Local: auditório do Museu Nacional.
Coordenação: SABMN e SAE.

Departamento de Vertebrados:
“Resgate do Mastodonte Brasileiro”
Horário: 16h
Local: auditório do Museu Nacional
Palestrante: Prof. Dr. Leandro Salles

Dias 22, 23 e 24
Visita guiada: Exposições Permanentes
Serviço de Assistência ao Ensino: visitas guiadas ao Museu Nacional.
Horários de início das visitas: 10:30, 12:00, 14:00 e 15:30 horas
Grupos de até 20 pessoas por vez para esta atividade.
Coordenação: Chefe da Seção Assistência ao Estudante Mara Célia (Museóloga)