Categorias
Memória

Coppead discute ética empresarial em congresso

cvc

O 10º Congresso de Administração do Coppead/UFRJ terá como tema Central A ética nos negócios. Esta edição, que está menos “acadêmica” e mais voltada para debater questões práticas, terá vários painéis destacando questões relativas à responsabilidade das empresas – não só a social, mas também as que dizem respeito à governança corporativa e à transparência na prestação de contas. O evento acontece nos dias 7 e 8 de outubro, no Jockey Club do Rio de Janeiro. A abertura contará com a presença do reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Aloysio Teixeira, e da diretora do Coppead, professora Ângela da Rocha, entre outras personalidades.
O primeiro painel será “Ética e Responsabilidade, apresentado pelo consultor Fábio Feldman, da Fundação Brasileira de Desenvolvimento Sustentável, e outros palestrantes convidados. Em seguida, haverá a conferência internacional “Ser ético vale a pena?”, proferida pelo especialista em governança corporativa William Cox e pelo professor Ricardo Leal, do Coppead. De acordo com Cox, nos últimos 10 anos, nos Estados Unidos, as carteiras de investimentos envolvendo critérios de responsabilidade social – seleção ética, direitos dos acionistas e investimento comunitário – cresceram mais de 240%.
O evento contará também com a presença do cientista político Sérgio Abranches. Ele fará uma reflexão sobre a importância do fator “diversidade” na política de RH das empresas. Outro palestrante ilustre será Winston Fritsch, que comentará os desafios para o financiamento empresarial de longo prazo no Brasil. Além disso, no último painel, José Pastore, José Marcio Camargo, João Roberto Lopes vão confrontar suas projeções sobre as tendências para o emprego no País.