Pesquisadores debatem uso das altas pressões

vzc

Produção de vacinas, conservação de alimentos, desenvolvimento de novos medicamentos, esterilização de produtos farmacêuticos e tratamento de hemoderivados. Essas são algumas das aplicações tecnológicas da alta pressão hidrostática, técnica utilizada no desenvolvimento de produtos e bioprocessos na área da saúde humana e animal.
E é em torno da importância do uso dessa técnica que cientistas de diferentes áreas e países estarão reunidos na 3ª Conferência Internacional de Biociências e Biotecnologia em Altas Pressões, de 26 a 30 de setembro, no Hotel Pestana, em Copacabana.
O objetivo do encontro é debater tendências e recentes aprimoramentos na área, diante do crescente interesse da comunidade científica internacional, acadêmica e industrial na expansão do uso da técnica e no refinamento do domínio de suas variáveis. A técnica é considerada muito promissora devido ao seu baixo custo, rapidez e elevada eficiência nos processos em que é empregada.
O evento deste ano tem uma característica importante. Vários trabalhos são dedicados às pesquisas na área de alimentos, setor considerado estratégico no cenário político internacional. Dos representantes brasileiros, destaque para o trabalho do professor Amauri Rosenthal (CTAA/EMBRAPA) que falará sobre a preservação de sucos de frutas por ultra alta pressão e os benefícios percebidos pelos consumidores.
Entre os pesquisadores estrangeiros, as palestras mais aguardadas são a do Dr. Kazuyuki Akasaka (Kinki University, Japão) que estará Avaliando a flutuação da estrutura protéica por RMN em pressão variável e a do Dr. Claude Balny (INSERM/Montpellier, França) que falará sobre O poder da alta pressão como ferramenta para estudos de conformação de proteínas.
Na abertura do encontro uma homenagem ao Dr. Karel Heremans, da Katholieke Universiteit Leuven, da Bélgica, por sua contribuição ao desenvolvimento da ciência. No dia 27, depois de receber uma placa comemorativa, Dr. Heremans falará sobre a Dinâmica de proteínas: hidratação e cavidades.
No site www.bioqmed.ufrj.br/hpbb2004 está a programação completa.