Novos carros ampliam segurança no campus do Fundão

agencia1457T.jpgUma nova realidade começa a se configurar no campus do Fundão em termos de segurança. Na última segunda-feira, dia 20, foram entregues seis novos carros para a Divisão de Segurança da Prefeitura (DISEG) da UFRJ, o que permitirá a realização de rondas 24 horas por dia. As chaves dos automóveis foram entregues pessoalmente pelo reitor Aloísio Teixeira aos vigilantes da Universidade, em ato público, em frente ao prédio da Faculdade de Arquitetura, que contou com a presença da vice-reitora, prof. Sylvia Vargas, do chefe de gabinete João Eduardo, dos pro-reitores e superintendentes, da chefe do SiBi, do prefeito Hélio de Mattos, do chefe da DISEG, Leandro Buarque e de outras personalidades da comunidade universitária.
Equipadas com rádio-transmissores, as viaturas da DISEG podem se intercomunicar ou falar diretamente com a Central de comunicações instalada na Prefeitura. Possuem também giroscópio, sirene e na sinalização externa está inscrito o telefone para emergências : 2598-1900.
De acordo com Leandro Buarque, os 53 vigilantes lotados na DISEG contam agora com melhores recursos para desenvolver suas atividades. Walkie-talkies, coletes a prova de bala e apoio a cursos de qualificação profissional fazem parte de medidas que vêm sendo implementadas dentro de um plano voltado para aprimorar as condições segurança na UFRJ, elaborado a partir de reuniões de uma comissão instituída pelo Reitor e presidida pela vice-reitora, Sylvia Vargas.
O prefeito Hélio de Mattos também anunciou que três guaritas serão construídas, no prazo de três meses, nos principais acessos à Ilha do Fundão, o que possibilitará controlar o fluxo de veículos que circulam no campus. Atualmente, entre professores, alunos, funcionários, usuários dos hospitais e moradores da Vila Residencial, transitam por dia cerca de 65 mil pessoas na Ilha, que tem aproximadamente 4 milhões e seiscentos mil metros quadrados.
A área corresponde aos bairros de Ipanema e Leblon juntos e há muito tempo exigia medidas mais substantivas de segurança.
“Sabemos que os investimentos feitos atualmente, como a troca de mais de 1000 lâmpadas dos postes das vias e estacionamentos ou na futura aquisição e instalação de um sistema de câmeras internas ao campus fazem parte de um projeto maior que visa trazer maior conforto e segurança, porém, é preciso ter claro que os campi universitários não são ilhas isoladas da violência generalizada que aflige a cidade em que vivemos”, declara Aloísio Teixeira.
Segundo o chefe da DISEG, cinco viaturas circularão regularmente pelo campus fazendo paradas em pontos estratégicos, visando dar cobertura as principais áreas da universidade.

[ + Veja mais fotos aqui ]