Instituto de Física comemora 40 anos

lalalala

agencia1436T.jpgEm comemoração ao 40o aniversário do Instituto, aconteceu, no último dia 2, a Cerimônia de Lançamento da Pedra Fundamental da sua sede própria. Estavam presentes: o reitor da Universidade, Aloísio Teixeira, o Ministro de Estado de Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos, o Secretário Estadual de Ciência e Tecnologia, Wanderley de Souza, a Decana do Centro de Ciência Matemáticas e da Natureza, Ângela Rocha, o Diretor do Instituto de Física, José d’ Albuquerque, o presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), Sérgio Machado Rezende e o presidente da Fundação Universitária José Bonifácio (FUJB), Raymundo de Oliveira, entre outras autoridades.

A cerimônia teve como objetivo marcar o início da construção da sede do Instituto de Física, pertencente ao Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN), mas que, atualmente, está funcionando no prédio do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ.

A Universidade é cheia de rituais e valorizar inaugurações assim é de extrema importância, pois um projeto como este justifica a luta por mais recursos”, falou o reitor da Universidade, Aloísio Teixeira. O Ministério da Ciência e Tecnologia, através da FINEP, investiu 4 milhões e assegurou mais 3 milhões para a continuidade da execução do projeto. “Maior alegria teremos no próximo ano, não só com uma pedra fundamental, mas com todas as suas pedras, ou seja, com o instituto pronto e em funcionamento”, declarou o Ministro Eduardo Campos.

A professora Ângela Rocha destacou a importância do evento como ponto de partida para a inauguração de outros prédios que venham abrigar os institutos de Química e de Matemática que ainda permanecem no Centro Tecnológico. Raymundo de Oliveira comparou os envolvidos no projeto a “um grande batalhão de guerrilheiros na luta pela soberania do país”, acrescentando que a valorização do ensino superior representa a criação das bases para a nossa independência científica e tecnológica.

O professor José d’Albuquerque prevê para julho do próximo ano a finalização do projeto e acrescenta que o novo prédio terá efeito muito importante sobre a pesquisa e formação em pós-graduação. Apesar da atual ausência de espaço nos laboratórios do Instituto e da sub-utilização dos equipamentos, o Instituto de Física tem garantido nota 6 na avaliação da CAPES. “Certamente, nós teremos condições de realizar trabalhos de pesquisa e formação de recursos humanos em padrões muito melhores do que aqueles que detemos hoje, chegando, provavelmente, à nota 7, a máxima da CAPES.”

O IF/UFRJ dedica especial atenção ao Ensino de Graduação. São atendidos, atualmente, mais de 6.000 matrículas por ano. As disciplinas oferecidas pelo IF para várias unidades, incluindo as Engenharias, representam a grande parte da carga didática dos docentes. O Instituto tem investido na melhoria de seus cursos, em estreita colaboração com outras diversas unidades, como a Escola Politécnica, a Escola de Química, o Instituto de Biofísica e demais unidades do CCMN. Em sua área de pesquisa e extensão, o IF detém 47 bolsistas de pesquisa (3o contingente no país, superado apenas pelo IF/USP e IF/Unicamp); dentre eles, 26 com nível 1 (3o contingente no país, superado apenas pelo IF/USP e IF/Unicamp), dos quais, 11 com nível 1A (segundo lugar no país, superado apenas pelo IF/USP), além de ter aprovado 4 projetos do Programa de Núcleos de Excelência (PRONEX).

Recuperando a Memória

O Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro tem sua origem na antiga Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil. Sua criação, juntamente com a do Instituto de Matemática, ocorreu em 19 de março de 1964, através da resolução do Conselho Universitário.

A história do Instituto, no entanto, encontra-se dispersa em documentos e na memória de pessoas que viveram suas diferentes fases. Ao longo desses seus 40 anos, o Instituto de Física abrigou e abriga alguns dos mais destacados cientistas brasileiros. Verdadeiras lideranças que impulsionaram a pesquisa e as atividades de formação de recursos humanos no país. Com base nessa idéia, o professor José d’ Albuquerque está lançando o projeto “Memória do Instituto de Física”, que terá por objetivo resgatar a história do Instituto, desde sua origem na Faculdade de Filosofia, reunindo documentos e colhendo depoimentos de pessoas que participaram e participam da história da instituição.