Instalação do Colégio Brasileiro de Altos Estudos

ajklahklahlak

agencia1421T.jpgO Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ será instalado no dia 7 de setembro, em Sessão Solene do Conselho Universitário (CONSUNI), às 18h, na Casa do Estudante Universitário (CEU).

Na ocasião, serão homenageadas personalidades que se destacaram por atos e movimentos de resistência ao arbítrio e de defesa da soberania brasileira. O Colégio será um pólo de reflexão interdisciplinar, com atuação além dos limites convencionais da Universidade, estimulando a cooperação interna e externa, para desenvolvimento de pesquisas, integração de grandes áreas de conhecimento e difusão de experiências internacionais. As atividades do Colégio estarão associadas a quatro cátedras e seus respectivos núcleos. São elas: Cátedra Sérgio Vieira de Mello, instituída pelo núcleo Mundo; Cátedra Carlos Chagas Filho, núcleo Ciência; Cátedra Gilberto Freyre, núcleo Humanidades e Cátedra Joaquim Nabuco, núcleo Brasil.

Pela programação proposta, o evento será aberto pelo reitor Aloísio Teixeira, e contará com apresentação de música nacional erudita, que precederá a Sessão Especial do CONSUNI. O Colégio será apresentado pelo professor e ex-ministro da Educação Eduardo Portella, e, em seguida, será iniciado o ato solene de instalação do Colégio Brasileiro de Altos Estudos. Às 19h, começará o painel A Construção da liberdade e a Nação, com o professor emérito Antonio Dias Leite.
Também será apresentada a exposição A Evolução da Liberdade, que conta a história das lutas de resistência ao poder colonial, imperial e aos golpes e ditaduras da República no Brasil. Imagens inéditas e textos de protagonistas de movimentos sociais registram em painéis a versão da história sem o verniz oficial.

A CEU fica na avenida Rui Barbosa, 762, no bairro do Flamengo.