Universidade recebe certificadores

ifihgf

agencia1417T.JPGUma série de reuniões e debates, realizados no último dia 30, marcou o início do processo de avaliação que oito técnicos – quatro do Ministério da Educação e os demais do Ministério da Saúde – começaram a fazer dos também oito hospitais da UFRJ, com vistas à certificação destas unidades.
Após uma reunião com a Reitoria, os certificadores foram recebidos pela vice-reitora Sylvia Vargas e diretores dos hospitais da universidade, e foram para o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), onde ouviram os coordenadores dos diversos cursos de graduação – Medicina, Enfermagem, Nutrição, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Serviço Social – que utilizam as unidades de saúde da UFRJ como cenário de suas práticas e também os gestores do SUS do município e do estado do Rio de Janeiro.
No auditório Alice Rosa, no 12º andar do Hospital do Fundão, os avaliadores ouviram críticas feitas por professores à situação atual dos hospitais, no que diz respeito à ideal convivência entre ensino, pesquisa e assistência, com vistas à integração maior dos hospitais com o SUS.
A pedido dos certificadores, os professores e coordenadores dos cursos informaram sobre as atividades extra-classe dos alunos, com vistas à integração e conhecimento do funcionamento do Sistema de Saúde.
A certificação dos hospitais de ensino é uma conquista de várias entidades ligadas ao setor saúde, entre as quais a Associação Brasileira de Hospitais Universitário e de Ensino (Abrahue) e a Frente Parlamentar de Saúde (FPS), para mudar o modelo de gestão hospitalar, com o objetivo de melhorar o tripé ensino, pesquisa e assistência.
Entre as reivindicações que os certificadores governamentais ouviram como condição indispensável para que os hospitais universitários se integrem mais ao SUS se destacou a necessidade de maior aporte de recursos federais para os hospitais.
No anfiteatro 5E36 – no 5º andar -, os estudantes dos cursos da área de saúde foram ouvidos separadamente, ocasião em que puderam avaliar, de forma ampla, os cursos que freqüentam na UFRJ.
Nesta 3ª feira, os certificadores visitarão as principais instalações do Hospital do Fundão e do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG). Também participarão de novas reuniões com profissionais das duas unidades de saúde da UFRJ.