CONSUNI repudia violência contra estudantes

hryjyjryj

agencia1410T.jpgO Conselho Universitário da Universidade Federal do Rio de Janeiro, reunido em sessão ordinária de 26 de agosto de 2004, vem a público lamentar os acontecimentos ocorridos no dia de ontem, no pátio do prédio do MEC, no centro da cidade, quando uma manifestação de estudantes, que protestava contra a reforma universitária, foi violentamente reprimida pela Polícia Militar, inclusive com o uso de gás pimenta diretamente sobre os manifestantes. O que mais nos consterna é não ter havido, por parte da representação do Ministério da Educação, qualquer atitude para impedir a violência policial, que repudiamos e que resultou em feridos e presos.
Tais acontecimentos, que nos trazem de volta aos piores momentos do regime autoritário, são incompatíveis com o Brasil que se deseja construir.
O Conselho Universitário reafirma sua posição de absoluta confiança no diálogo, amplo e democrático, como única forma de se chegar a uma reforma do sistema de ensino superior adequada às exigências da sociedae brasileira. Para que esse clima seja restabelecido, torna-se necessária a rigorosa apuração das responsabilidades pela violência cometida contra os estudantes. É o que o Conselho Universitário da UFRJ exige.