Categorias
Memória

Serviço de Dermatologia procura voluntários

ggg

Serviço de Dermatologia procura voluntários para testar gel contra aftas

Está sendo realizada no Serviço de Dermatologia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) uma pesquisa para avaliar a eficácia no alívio da dor e a segurança do extrato fluido de Chamomilla recutita nas úlceras dolorosas da mucosa oral. Estas lesões são aquelas ulcerações ou feridas dolorosas na cavidade oral, sem nenhuma causa específica, em especial as chamadas aftas.
O produto em estudo é um gel de aplicação local e os critérios de inclusão e exclusão dos voluntários estão listados abaixo. O estudo é aberto e não comparativo e o tratamento é de resultado imediato. A avaliação da melhora ou não da dor será feita com 5, 10 e 15 minutos, após a aplicação do produto, não necessitando, portanto, que o voluntário retorne várias vezes ao hospital.
Os portadores de afta que desejarem ser incluídos como voluntários da pesquisa devem se dirigir com, pelo menos, uma lesão dolorosa em atividade, ao Ambulatório de Dermatologia Oral, sala 114, 5a feira manhã, a partir de 19/08/2004, e procurar as Dras. Flávia, Adriana ou Roberta.

Critérios de inclusão

·Voluntários portadores de úlceras dolorosas, em especial aftas, na cavidade oral;
·Voluntários de 18 a 65 anos inclusive, de ambos os sexos; e
·Voluntários que aceitem participar do estudo e que assinem o termo de consentimento livre e esclarecido

Critérios de exclusão

·Voluntários que estejam utilizando ou utilizaram medicações que afetam a mucosa oral;
·Voluntários com doenças sistêmicas ou dermatológicas; e
·Voluntários que, no julgamento do investigador, não sejam capazes de cooperar com o estudo.