Anima Mundi premia aluno da EBA

hgjcgj

Recentemente, o Anima Mundi, um dos mais reconhecidos festivais de animação, premiou o aluno da Escola de Belas Artes da UFRJ, Rodrigo Gava, pela melhor animação em curso (2º lugar) e melhor primeira obra. O nome da animação é “As Desventuras de Joca”, um vídeo digital, que foi o seu projeto final na faculdade e remeteu a sua vida acadêmica, de uma forma humorada, contando um pouco das dificuldades encontradas na universidade. O orientador foi o professor Carlos Azambuja, que nesta entrevista fala sobre as realizações e os projetos do curso de Comunicação Visual, que atualmente está tentando interagir as diferentes áreas.

Segundo Azambuja, o reconhecimento de um trabalho no Anima Mundi, traz motivações para os alunos da EBA, que precisam priorizar a realização dos seus trabalhos pessoais, do que apenas se preocuparem com adequação dos seus projetos ao mercado de trabalho – “a função da universidade é a criação de conhecimento, que permita a abertura do mercado para novas idéias, trabalhos e conhecimento. Temos que preparar o aluno para o mercado de trabalho, mas fazê-lo entender também o mercado e orientá-lo em um novo sentido, criando novos espaços dentro dele. O potencial humano que temos na universidade é o melhor, e a nossa função é facilitar que essas potencialidades e os desejos de expressão e de comunicação apareçam”.

Atualmente, o curso de Comunicação Visual luta por novos espaços e por mais verbas que possam viabilizar seus projetos e dar continuidade aos que já estão em desenvolvimento, como os grupos: Imaginata (estudos e pesquisas nas áreas de filosofia da arte, imagem e estética comtemporânea) ; Fotopoética ( fotografias e estética na pós graduação ) ; Live ( laboratório da imagem de vídeo experimental ) ; Labirinto ( laboratório de imagem e seus recursos interativos ) e NCD (Núcleo de Comunicação-Design). Há ainda em esboço, a idéia de criação de um núcleo de animação, onde um laboratório de vídeo experimental abrangeria várias áreas, entre elas a tentativa de trabalho na área de jogos (web games).