Alunos do Ensino Médio em busca da carreira certa

hgrehth

agencia1362T.JPGAconteceu no dia 5 de agosto o II Encontro de Profissionais da UFRJ e Estudantes de Ensino Médio. Alunos de diversas escolas do Rio de Janeiro lotaram o auditório Rodolfo Paulo Rocco (“Quinhentão”), que fica no Centro de Ciências da Saúde (CCS) da própria instituição.
O Decano do CCS, João Ferreira da Silva Filho, abriu o evento ressaltando a importância e a história da UFRJ. Em seguida, a palavra foi dada ao Coordenador do Vestibular, Profº Luís Otávio Langlois, que explicou para os estudantes todo o processo seletivo da universidade.
O projeto já acontece há dois anos, e aos poucos foi se expandindo através do apoio dos professores. O objetivo é aproximar a UFRJ dos alunos, realizando um trabalho de orientação profissional. “Os estudantes do ensino médio poderão optar melhor pelos cursos, estando mais certos e mais informados de suas escolhas”, afirma Eliane Frenkel, coordenadora do projeto “UFRJ nas Escolas”.
Larissa Barros, aluna do Colégio Paranapuã, da Ilha do Governador, veio ao evento com o objetivo de conhecer mais sobre a faculdade de ciências sociais: “através da palestra você pode ver mais sobre a profissão, sobre a carga do curso”, disse a estudante que também se interessou pela faculdade de filosofia.
Os professores apóiam a iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão (PR-5), mas alguns acham que este contato entre a universidade e os estudantes tem que acontecer mais cedo, e não só no terceiro ano do ensino médio, como é o caso do professor José Carlos Seoane, da da geologia: “Acho que a influência no aluno tem que ser feito mais cedo, no terceiro ano está muito em cima. Por exemplo, hoje, existem poucos geólogos para suprir o mercado. Temos um projeto na faculdade de geologia, no qual fazemos visitas nas escolas de ensino fundamental divulgando a profissão”.
Após a palestra inicial, os estudantes percorreram seis salões onde foram distribuídas 31 carreiras profissionais de diferentes áreas do conhecimento. Eles podem até não ter decidido a carreira a seguir, mas o primeiro passo já foi dado: conhecer uma das maiores universidades do país.