ANVISA aprova avaliação da UFRJ sobre medicamento

fhgfhfh

agencia1329T.gifA Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) aprovou, no dia 08 de julho, o estudo de avaliação, feito pela UFRJ, da eficácia e segurança do medicamento Bromazepam (genérico de Lexotan).

O Centro Universitário de Equivalência, da Faculdade de Farmácia da UFRJ, é o primeiro centro, criado com apoio do Ministério da Saúde, a realizar um estudo completo de avaliação (etapas de equivalência farmacêutica, clínica, bioanalítica e estatística) e ter seu relatório aprovado pela ANVISA, o que qualifica a droga a ser registrada como Genérico.

Ao contrário de muitos genéricos cuja fabricação e avaliação têm sido feitos no exterior, o fármaco do Bromazepam foi sintetizado por uma empresa nacional, a Formil, sua formulação foi produzida pela Biosintética, também brasileira.

A aprovação do estudo mostra o êxito de uma parceria, desenvolvida por empresas privadas, universidades públicas e financiada pelo Projeto Verde-Amarelo da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP/MCT).