Categorias
Memória

Conferência homenageia prof° Nicim Zagury

fgafa

O Instituto de Física vai homenagear o prof° Nicim Zagury na próxima sexta-feira, dia 23, com a conferência Fundamental processes in the interaction of radiation with matter – A conference in honnor of the 70th birthday of Nicim Zagury. Este evento vai acontecer na sala A343 do próprio Instituto da UFRJ.
O Prof°. Nicim Zagury foi um dos pioneiros da física no Brasil, tendo iniciado sua carreira como pesquisador no Centro Brasileiro de Pesquisas Física (CBPF)em 1959. Durante os anos 60, lecionou a cadeira de Física na Faculdade de Filosofia da UFRJ. De 1967 a 1994, foi professor da PUC-Rio (titular a partir de 1981), onde contribuiu de forma significativa para a construção de um ambiente de reconhecida excelência acadêmica, tendo sido Coordenador de pós-graduação e diretor do Departamento de Física.
Em 1994, ingressou como Professor Titular no Departamento de Física Matemática da UFRJ, onde foi chefe de departamento de 1995 a 2001.
Doutor pela Universidade da Califórnia em 1965, o Prof. Nicim Zagury possui vasta experiência internacional, tendo sido “Guggenheim Fellow” e professor convidado em Universidades e instituições de pesquisa dos Estados Unidos, Inglaterra, Canadá, França, Alemanha e Chile.
Membro titular da Academia Brasileira de Ciências, participou das discussões sobre políticas de fomento à ciência no país, sendo sempre um defensor de padrões de qualidade e de avaliação das atividades de pesquisa e ensino. Foi editor da Revista Brasileira de Física durante vários anos.
Ao longo de sua carreira, o Prof. Nicim lecionou várias disciplinas de graduação e de pós-graduação, e orientou doze teses de mestrado e doutorado. Vários de seus ex-alunos ocupam atualmente posições de destaque em diversas Universidades brasileiras. Obrigado a se aposentar, por força de lei, ao completar 70 anos, o Prof. Nicim continua participando ativamente da vida acadêmica no Instituto de Física com o mesmo entusiasmo e dedicação que caracterizaram a sua vida profissional.
Como pesquisador, o Prof. Nicim atuou com destaque em várias áreas da física, tendo publicado várias dezenas de artigos científicos em revistas internacionais. Nos últimos anos, o Prof. Nicim realizou trabalhos na área de óptica quântica de grande visibilidade internacional. Para destacar as suas realizações nessa área, a conferência irá reunir alguns dos principais especialistas no assunto, incluindo o Prof. Claude Cohen-Tannoudji, prêmio Nobel de Física.

A seguir a programação
9:00 h Abertura
9:30 h C. Cohen-Tannoudji Ultracold atoms. A few recent developments
10:20 h Pausa para Café
10:40 h S. HarocheSharing ideas with Nicim in Paris and Rio
11:30 h H. M. NussenzveigOptical tweezers and applications
12:20 h Almoço
14:00 h F. R. de Toledo PizaFinite Bose-Hubbard Mott insulators as closed shells
14:40 h L. DavidovichA ser anunciado
15:20 h Pausa para Café
15:40 h M. OrszagQuantum phase transitions and entanglement in the Dicke model
16:20 h J. Rios LeiteBifurcations in Intermittent Chaos