Hospital do Fundão e IDT tratam mulheres fumantes

tratamento gratuito para mulheres que querem parar de fumar

Hospital do Fundão e Instituto de Doença do Tórax oferecem
tratamento gratuito para mulheres que querem parar de fumar

O Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, o Hospital do Fundão, e o Instituto de Doenças do Tórax (IDT), ambos da UFRJ, estão convocando mulheres fumantes que desejem parar de fumar para tratamento exclusivo.
As mulheres, com idades entre 20 e 55 anos, serão atendidas pelos profissionais do Núcleo de Estudos e Tratamento de Tabagismo (Nett), e precisam atender a alguns pré-requisitos para integrarem o ambulatório especial: estar motivada em parar de fumar, não sofrer de arritmias, epilepsia, doenças cardíacas, da tireóide ou hepáticas (do fígado).Também não podem estar em tratamento psiquiátrico, grávidas ou em período de amamentação.
Coordenador do Nett, o pneumologista Alberto José de Araújo diz que o tratamento oferecido aos pacientes é baseado em protocolo do Instituto Nacional de Câncer (INCA), com enfoque na terapia de grupo cognitivo e comportamental associada ou não a medicamentos.
A duração completa do tratamento é de um ano, com abordagem intensiva nos primeiros três meses, com a assistência de pneumologista, terapeuta de grupo, nutricionista, fonoaudióloga e psicóloga, a depender do caso individualizado de cada paciente.
Atualmente, dos cerca de 30 milhões de fumantes no Brasil, 12 milhões são mulheres, de acordo com o Inca. De cada dez mulheres que sofrem infarto antes dos 50 anos, nove são fumantes. O vício também causa nascimentos prematuros, além de estar associado ao crescimento do número de casos de câncer de pulmão em mulheres.
As interessadas em deixar de fumar devem entrar em contato pelo telefone 2562.2195, às quintas-feiras ou ainda pelo e-mail: nett@hucff.ufrj.br