NUPEM promove o XII Curso de Educação Ambiental

agencia1314T.jpgEntre os dias 12 a 16 de julho, o NUPEM/UFRJ foi a casa de 45 professores do Ensino Fundamental de Macaé e municípios próximos, que ali se reunirão para construírem novos conhecimentos sobre os ambientes da região, os problemas de degradação que estes ambientes enfrentam e juntos buscar definir como podem, através da atividade que exercem, contribuir para que o homem viva de forma mais equilibrada com a natureza.
Esta foi a décima segunda edição deste curso, que ao longo dos anos tem alcançado grande êxito junto à sociedade macaense e da região como um todo. Este êxito, segundo o Prof. Reinaldo Bozelli, da UFRJ e um dos coordenadores do curso, está relacionado a três aspectos principais: o primeiro deles é o perfeito funcionamento da infraestrutura para o curso que reflete uma perfeita harmonia de trabalho entre a iniciativa privada, que através da PETROBRAS dá o suporte financeiro, o governo municipal que através da Secretaria de Educação contribui com parte do suporte logístico do curso e a universidade pública federal que através do NUPEM/UFRJ planeja e executa o curso.
Um segundo aspecto relevante diz respeito ao modelo original de concepção e execução do curso. De forma absolutamente inovadora, o curso é concebido com duas vertentes principais. A primeira delas é o estudo da exuberante natureza da região, através de atividades nos próprios ambientes. Desta forma, os professores cursistas saem em visitas diárias a ecossistemas como o manguezal e o rio Macaé, as lagoas e a restinga no Parque Nacional de Jurubatiba, a Mata Atlântica na Reserva Biológica União, a lagoa Imboassica, as praias e costão rochoso em Cavaleiros. A segunda vertente do curso é a abordagem lúdica dos conteúdos, quando o clima cansativo e desmotivador da sala de aula tradicional é transformado pelo emprego de dinâmicas envolventes, jogos prazerosos, experimentos inquisidores e discussões inflamadas onde cada participante traz a sua contribuição para o crescimento do grupo. O caráter inovador e pioneiro da iniciativa ainda se faz sentir na composição da equipe que a organiza e conduz. Esta equipe é coordenada por ecólogos do NUPEM/UFRJ, com ampla experiência em ensino, pesquisa e extensão na região.
A eles se somam, como instrutores, dez alunos concluintes do curso de Ciências Biológicas da UFRJ, que serão os professores de Biologia do futuro e dois alunos dos cursos de Mestrado e Doutorado em Ecologia da UFRJ que atuam como tutores. Completam esta dedicada equipe o corpo técnico e de apoio do NUPEM/UFRJ que criam as condições necessárias para o desenrolar das atividades e para que os cursistas tenham de fato um ambiente favorável à aprendizagem e à interação.
Como o último aspecto de capital importância para o êxito desta empreitada coloca-se a situação especial e privilegiada da região que apresenta grande riqueza e diversidade de ambientes, bem como uma acelerada taxa de crescimento econômico. Esta condição urge a nossa atenção agora, para que nossas ações se voltem na busca de opções de vida que apontem para a sustentabilidade ecológica.
Nesta edição do curso estiveram presentes professores de dez municípios da região, que somados aos cursistas das edições anteriores perfizeram algumas centenas de professores formados. Este fato revelou uma conquista espetacular para o futuro ambiental da região, uma vez que estes profissionais, por sua incansável e insubstituível atividade de educadores, estão repassando para milhares de alunos os conhecimentos adquiridos e construídos.
“Desta forma, a UFRJ está contribuindo de forma decisiva e necessária para a formação de cidadãos ambientalmente responsáveis e socialmente engajados”. Esta é de fato a opinião do Prof. Marcos Barros que participou do IV Curso, ministrado em fevereiro de 2001, e nos fez a seguinte declaração: “Foi através do curso ministrado pelo NUPEM que descobri a riqueza e a importância dos ambientes de nossa região, bem como o papel e a responsabilidade que tenho como educador, na formação dos futuros brasileiros. Por isso, tenho repassado incansavelmente aos meus alunos, das várias turmas que tenho, as lições aprendidas no curso ministrado pelo NUPEM/UFRJ”.