Pesquisadores discutem a reutilização de esgoto

afga

O recém-inaugurado Centro Experimental de Tratamento de Esgotos da Escola Politécnica da UFRJ (CETE Poli/UFRJ) será apresentado a representantes de 15 universidades federais do país, nos próximos dias 15 e 16 de julho. A Politécnica, pela primeira vez, participa da rede de pesquisas da Finep, Prosab – Programa de Saneamento Básico. Será o quarto edital da rede de pesquisas que tem como tema o reuso de esgoto sanitário. O projeto apresentado pela Poli/UFRJ será a utilização de esgoto tratado para a irrigação de plantações.
Segundo o coordenador do CETE, Eduardo Pacheco Jordão, a pesquisa é extremamente importante pois enfocará dois problemas cruciais para o país: a escassez de água e a falta de saneamento. “Apesar de a água ser abundante no país, não é igualmente distribuída nas regiões, dificultando o desenvolvimento da agricultura. Investindo em projetos de saneamento vinculados à reutilização do esgoto tratado contribuiremos para solução de dois problemas ao mesmo tempo”.