CEPG – Comissão e Plano de Segurança

agencia1306T.JPGNo CEPG – Conselho de Ensino para Graduados – da última sexta-feira, 09 de julho, o Reitor da UFRJ, Aloísio Teixeira, juntamente com a Vice-Reitora, Sylvia Vargas e o novo prefeito da Cidade Universitária, Hélio de Mattos, estiveram presentes para expor as resoluções da Comissão de Segurança, formada para diminuir a violência no Campus do Fundão.
A Comissão de Segurança foi organizada em setembro do ano passado sob a coordenação da Vice-reitora em conjunto com a prefeitura do Campus para realizar um Plano de Segurança.
Das medidas propostas no Plano, algumas já estão em vigor, como a aquisição de seis novos carros e uma pick-up para ronda; 64 novos rádios fixos já instalados e 20 móveis; mais 900 lâmpadas e 70 refletores; verba de R$ 150.000,00 para a instalação de guaritas nas três principais entradas do Campus; um número de emergência à disposição 24h/dia (2598-1900).
O prefeito da Cidade Universitária, Hélio de Mattos, disse que a Comissão conta com provável apoio da polícia e do exército, mas que o enfoque também estará na melhoria do serviço de transporte. “Nosso serviço de ônibus interno vem funcionando bem, mas é fundamental também, atacarmos outro tipo de transporte”, afirmou o prefeito. A intenção de Hélio de Mattos é entrar em contato com a SMTU, Superintendência Municipal de Transportes Urbanos, para se exigir das empresas mais atenção quanto às linhas que passam pela Ilha do Fundão, aumentando a frota, principalmente nos horários de pico.
O Reitor, Aloísio Teixeira, falou da importância deste projeto, mas também de outras iniciativas – “Convivemos diariamente com a violência no Rio de Janeiro e, no Fundão, não é diferente, pois trata-se de uma área muito extensa e pouco ocupada. A Reitoria está se esforçando para possibilitar uma ‘reocupação’ do Campus, por exemplo com a construção de uma Biblioteca Central e de um Auditório”.