UFRJ inaugura complexo de laboratórios de ponta

Escola de Química

A Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro inaugura no próximo dia 25 de junho, sexta-feira, as instalações do novo Laboratório do Departamento de Engenharia Química – LADEQ. Com o evento, a Instituição voltará a contar com uma infra-estrutura única de laboratórios e Planta Industrial Piloto, destacando-a no cenário das universidades federais e centros de pesquisa brasileiros.
Criado originalmente em 1978, o LADEQ deixou de funcionar em 21 de março de 2001, após um grande incêndio, que destruiu todas suas instalações (exceto a Planta Piloto), no Centro de Tecnologia da Cidade Universitária, na Ilha do Fundão. A reconstrução do Laboratório, que consumiu recursos da ordem de dois milhões de Reais, foi possível graças ao apoio do Comitê do Fundo CTPETRO que apoiou o projeto da Escola de Química em conjunto com o CENPES/Petrobras e a FINEP/MCT, através de convênio com a Fundação Universitária José Bonifácio – FUJB. Tanto o CENPES quanto a FINEP arcaram com 50%, cada um, dos investimentos necessários à reconstrução, que durou cerca de dois anos.
Para a Profª Belkis Valdman, Diretora da Escola de Química e responsável pelo projeto, “o novo LADEQ – na realidade um complexo de 24 laboratórios ligados às várias áreas de responsabilidade do Departamento de Engenharia Química/DEQ – permitirá uma melhor formação de profissionais altamente especializados, não só em Engenharia Química e Química Industrial, como também em Engenharia de Alimentos e Engenharia de Bioprocessos, cursos recém iniciados em 2004. Em suas instalações serão realizadas as aulas experimentais da graduação, além das pesquisas, projetos, desenvolvimento de teses de pós-graduação de Mestrado e Doutorado, coordenados e orientados por docentes do DEQ”.
Com toda esta infra-estrutura e recursos humanos, o LADEQ será capaz, ainda, de desenvolver produtos, processos e sistemas com inovações tecnológicas utilizados nas indústrias químicas, principalmente nos segmentos de: petroquímica, petróleo e gás, produtos minerais e orgânicos. E ainda nas indústrias usuárias de produtos químicos, tais como: têxtil, papel e celulose, siderurgia, metalurgia, vidros, farmacêuticas, alimentos, meio ambiente, entre outras. O que permite parcerias com outras instituições e empresas públicas e privadas.
A Escola de Química ganha com o novo LADEQ maior disponibilidade de espaços para projetos de pesquisa e treinamento para os seus 1.250 alunos, somados graduação e pós-graduação, nas práticas e operações próprias de uma indústria química ou correlata. A infra-estrutura única de laboratórios e Planta Piloto, inclui Unidades de Destilação, Tocadores de Calor, Central de Utilidades com Caldeira e Torres de Refrigeração, Sistema de Automação e Supervisão das Operações, em ambiente pré-industrial, que permite contato direto dos alunos com equipamentos e sistemas similares aos da indústria.
A inauguração do novo LADEQ (nominado “Laboratório Leopoldo A. Miguez de Mello”) será no próximo dia 25 de junho, às 15 horas, na Escola de Química, bloco I do Centro de Tecnologia da Cidade Universitária, no Rio de Janeiro, e contará com a presença do Reitor da UFRJ, Prof Aloisio Teixeira, além de autoridades da FINEP, CENPES, Petrobras, entre outras importantes instituições e empresas do setor químico.