UFRJ testa nova vacina contra AIDS

Projeto Praça Onze, da UFRJ, precisa de voluntários para testar nova vacina contra Aids

O Projeto Praça Onze, do Laboratório de Pesquisa em Aids do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da UFRJ, está recrutando, a partir dessa semana, candidatos a voluntário para participar do teste de uma nova vacina contra Aids. Também preventiva como as duas anteriores, esta será a 3ª vacina a ser testada em voluntários brasileiros pelo Praça Onze.
Os homens e mulheres interessados em participar da seleção devem ter entre 18 e 50 anos, ser saudáveis e soronegativos para o vírus HIV. Também devem ter o sentido altruísta de estar colaborando para o avanço da ciência, de acordo com o infectologista Mauro Schechter, único pesquisador brasileiro a ser convidado a fazer uma conferência na reunião plenária da Conferência Mundial de Aids (em 2000, em Durban, na África do Sul).
O recrutamento começa esta semana e os selecionados serão submetidos a uma série de exames laboratoriais e clínicos antes de receber a primeira dose da vacina, desenvolvida por cientistas do Laboratório Merck.
Essa nova vacina, intramuscular, foi desenvolvida a partir de partes atenuadas de adenovírus – que causa resfriados nas pessoas – e (algumas proteínas) do próprio vírus HIV.
Os interessados em participar do estudo devem ligar para o telefone 21-2273-9073, entre 8h e 16h, ou ir diretamente à sede do projeto, na Av. Presidente Vargas, 2863 – Cidade Nova, perto da estação Praça Onze do Metrô.
Financiado com recursos dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos (NIH, na sigla em inglês), o estudo é coordenado pelo infectologista. Outras informações sobre o estudo, chamado de P-050, estão disponíveis na página do projeto na internet, em www.ponze.ufrj.br ou pelo email ponze@ponze.ufrj.br .