Categorias
Memória

UFRJ desenvolve projeto ecológico no ES

A UFRJ realiza uma série de projetos sociais além de suas fronteiras. Prova disso é o Projeto Interdisciplinaridade na Mata Atlântica, que acontece na Estação Biológica de Santa Lúcia, no Espírito Santo. Coordenado pelos professores Hilton da Silva e Tânia Wendt do Museu Nacional da UFRJ, o projeto desenvolve programas educacionais tanto na área da saúde quanto agrícola para a comunidade local.

agencia1132T.jpgNo mês de março, houve um grande evento no município de Santa Teresa, que finalizou uma das etapas do projeto. O evento Educação, Saúde e Natureza mobilizou toda população da região e contou com parcerias de várias instituições e empresas conveniadas ao IMAST. Entre as atividades previstas estavam a coleta de dados dos presentes e uma série de ações educacionais. No entanto, o evento gerou uma intensa programação cultural e social no município de Santa Teresa.
Palestras, vídeos, sorteios de prêmios e avaliações médicas foram algumas atividades realizadas durante o evento. “Os assuntos abordados nas palestras e oficinas visaram contribuir para a formação de uma consciência ecológica, objetivando a melhoria da qualidade de vida da população e proteção ambiental”, afirma Hilton, que coordenou as avaliações de saúde e nutrição.
Dentre esses assuntos, temas como “saúde da mulher” e “uso e abuso de defensivos agrícolas” foram apresentados. Além disso houve distribuição de essências nativas e frutíferas exóticas. “Diversos atores sociais de Santa Teresa tiveram a oportunidade de mostrar suas atividades, programas e projetos e a comunidade pôde interagir com as instituições do município, ao utilizar serviços públicos como vacinação, exames de fezes, orientação sobre saúde e uso de defensivos agrícolas”, completa Hilton da Silva.
Há dois anos foi iniciado o Projeto Interdisciplinaridade nesse campus avançado de pesquisa da UFRJ com o apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e, segundo os organizadores, esse evento conseguiu alcançar as perspectivas desejadas: “ foi um grande sucesso de mobilização social no município”, avaliou o coordenador.