Manifestação pela Biblioteca do IFCS

Desde a manhã de hoje, dia 13 de abril, alunos do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais em conjunto com membros do Diretório Central dos Estudantes da UFRJ invadiram o gabinete do diretor do Instituto Franklin Trein para reinvindicar, entre outros pontos, a abertura da Biblioteca, fechada desde setembro de 2002 por causa de uma infestação pelo fungo “aspergilus niger”.

agencia1117T.jpgDesde a manhã de hoje, dia 13 de abril, alunos do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais em conjunto com membros do Diretório Central dos Estudantes da UFRJ invadiram o gabinete do diretor do Instituto, Franklin Trein, para reinvindicar, entre outros pontos, a abertura da Biblioteca, fechada desde setembro de 2002 por causa de uma infestação pelo fungo “aspergilus niger”.
Aloísio Teixeira, reitor da UFRJ, interessado em resolver o problema foi ao encontro dos estudantes para buscar meios de solucionar a crise no Instituto.“Tenho um compromisso em reabrir a biblioteca e iniciar as obras, esse é um compromisso político”. A UFRJ tentou um acordo com a Prefeitura do Rio para a reforma da Biblioteca, mas oficialmente nada foi confirmado. Segundo Aloísio, a Universidade espera até o final dessa semana por uma resposta. Caso contrário, haverá licitação para aprovar qual empresa fará a reforma. Entretanto, tudo isso ainda depende da liberação de verba do Governo Federal. Um milhão de reais já estão previstos para a abertura da biblioteca, mas não se sabe quando o dinheiro estará disponível.
Após a conversa com o reitor, os alunos realizaram uma assembléia para preparar as próximas atividades. Eles passarão a noite no gabinete do diretor até a coletiva marcada, às 12h30, para quarta-feira, dia 14. A Associação dos Docentes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, ADUFRJ, apoia o movimento dando alimentação aos estudantes.