Maternidade comemora nascimento do primeiro bebê

agencia1103T.jpgOs 100 anos da Maternidade-Escola da UFRJ estão sendo celebrados com muito orgulho durante todo este ano, mas foi no dia 1º de abril de 1904 que nasceu o primeiro bebê e, a partir de então, a data tornou-se marco na história da instituição. Médicos, pacientes e funcionários comemoraram a data do aniversário cantando parabéns em torno de um grande bolo no pátio da Maternidade. A funcionária Aurelinda Araújo e Dr. Alvio Palmiro foram encarregados de apagar as velas, afinal eles são os servidores mais antigos em atividade na casa. “Tenho 45 anos de trabalho e me sinto muito orgulhosa e feliz”, conta Aurelinda, que começou como telefonista e hoje, aos 61 anos, é funcionária do ambulatório e guarda inúmeras lembranças.
Durante a noite foi realizada a palestra “Temas seletos em gestação de alto-risco”, com a presença do Prof Antonio Fernandes Moron, da Escola Paulista de Medicina, e Prof Antonio Carlos Vieira Cabral, da UFMG.
Ainda acontecerão vários eventos em comemoração ao centenário até o fim do ano e um documentário sobre a história da Maternidade está sendo realizado. O Diretor de Finanças e Patrimônio, Dr. Paulo Jorge de Almeida destacou as várias realizações importantes voltadas para a saúde dos pacientes da instituição e os constantes desafios na busca por mais qualidade na formação dos profissionais e no atendimento em prol da saúde de gestantes e crianças.