Categorias
Memória

Debate sobre Gastos Sociais

Debate sobre Gastos Sociais

agencia1067T.jpgNesta sexta-feira, 19 de março, o Salão Pedro Calmon do Forum de Ciência e Cultura da UFRJ abrigou um encontro de especialistas em economia para um debate sobre Gastos Sociais no Brasil.
A mesa-redonda teve início às 11h e contou com a participação de dois professores do Instituto de Economia da UFRJ, Lena Lavinas e João Saboia, além de Ruth Dweck, professora de Economia da UFF, Célia Kerstenetzky, Editora Econômica/UFF, Marcelo Neri da Fundação Getúlio Vargas e Márcio Pochamann, Secretário de Trabalho e Solidariedade da Prefeitura de São Paulo.
Nesta oportunidade ocorreu o lançamento da “Revista Econômica” da Faculdade de Economia da UFF, cujo tema central foi um dossiê sobre os Gastos Sociais no Brasil. Este dossiê começou a ser organizado a partir da discussão de especialistas à respeito de dois documentos: o primeiro, datado de novembro de 2003, da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda, prestando contas à sociedade sobre o gasto social do governo federal de 2000 a 2002, para responder estes gastos estão contribuindo para diminuir a desigualdade no Brasil. O segundo, uma crítica ao anterior, um questionamento da Secretaria do Trabalho de São Paulo, pelo secretário Márcio Pochmann.
Dentre os especialistas que contribuíram com a revista, estava a professora Lena Lavinas, que propôs à editora, Célia Kerstenetzky, este debate público na UFRJ para o lançamento da revista da UFF, firmando assim, uma importante parceria entre as Universidades.
Além da revista, foi lançado o site acadêmico APARTE, voltado para o debate sobre os rumos da política social brasileira e as formas de promoção da inclusão social que reúne especialistas com distintas formações, pertencentes a instituições dentre as mais destacadas para debater questões cruciais da realidade brasileira.