Reitoria Itinerante

No dia 4 de março, dando continuidade ao projeto Reitoria Itinerante o professor Aloísio Teixeira visitou o Instituto de Ginecologia para levantar suas necessidades mais urgentes e apontar caminhos para atendê-las.

agencia1039T.jpgO Instituto de Ginecologia da UFRJ, fundado pelo professor Arnaldo de Moraes em 1948, representa um marco nacional da moderna Ginecologia. Foi o pioneiro no diagnóstico precoce do câncer do colo do útero com a criação do primeiro ambulatório que conjugava o uso da colposcopia e da histopatologia. É matriz de todos os serviços similares no país.
Professor Antonio Sobrinho, diretor do Instituto reforçou a importância do Instituto e relacionou os problemas que hoje estão comprometendo o seu desempenho. Segundo ele,o Instituto enfrenta problemas quanto ao quadro de funcionários, necessidades de obras de infra-estrutura e apoio financeiro para aquisição de equipamentos.
O Coordenador da divisão de ensino, professor Gutemberg, defende a implantação do programa de Residência Integrada, envolvendo o Hospital Universitário, a Maternidade Escola e o Instituto de Ginecologia. A reestruturação dos cursos de mestrado e doutorado, uma vez que no Rio de Janeiro não existe oferta de curso de pós em Ginecologia e a aproximação com o HUCFF e com o Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Escola de Medicina para trabalhos conjuntos.
O Professor Aloísio reiterou a importância das pesquisas desenvolvidas pelo Instituto, principalmente na área de prevenção do câncer na mama e reprodução humana.