Semana de Recepção aos Novos Alunos do IQ

Especialmente para o evento de recepção aos novos alunos, a Direção do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro criou a entrega da medalha comemorativa do centenário de nascimento do Professor João Christóvão Cardoso, um de seus mais ilustres professores e um dos idealizadores da criação do Instituto de Química, do qual foi diretor no período de 1967 a 1969, não concluindo seu mandato porque teve seus direitos políticos usurpados pela ditadura militar.

Professor dos mais renomados da história da Universidade do Brasil e possuidor de uma fabulosa cultura, o Prof. Cardoso é, ainda hoje, referência para muitos brasileiros por sua dedicação à causa da universidade pública e de qualidade, e pelo humanismo que sempre transmitiu a seus alunos e colaboradores.

A Direção do Instituto de Química tem o prazer e a honra de convidar toda a comunidade universitária para a solenidade de entrega da medalha comemorativa do centenário do Professor João Christóvão Cardoso aos Professores José Leite Lopes, Jayme Tiomno, Bartyra de Castro Arezzo, Silvia Tiomno Tolmasquim, Luis Felipe Cardoso e Celso de Araújo. Receberão diplomas comemorativos os Professores Paulo Klober Lopes Pinto Sampaio, Maria da Penha Macedo Jacobina e Aloísio Mario Bontempo Bittencourt. Os Professores Jayme Tiommo e José Leite Lopes estão entre os físicos brasileiros mais premiados no Brasil e no exterior.

A medalha será entregue no dia 02 de março, às 14:00 horas, no Salão Nobre da Decania do Centro de Tecnologia, Bloco A, 2o. andar. Como parte da programação da Semana de Recepção serão entregues:

– a medalha Ministro Raymundo Moniz de Aragão ao Prof. Francisco Radler de Aquino Neto que proferirá a aula magna;

– a medalha Prof. João Christóvão Cardoso ao Prof. Giulio Massarani da COPPE e da Escola de Química;

– a medalha Prof. Augusto de Araújo Lopes Zamith aos Prof. Claudia Moraes Rezende, Claudio de Araújo Mota, João Massena Melo Filho

– a medalha Prof. Horácio Macedo aos alunos Sergio Cantu Mannarino, Rodrigo Cassiano de Sena e Andréa Couto de Carvalho Duque.

A programação completa da Semana de Recepção aos Novos Alunos do I.Q.poderá ser vista no site www.iq.ufrj.br .