Categorias
Memória

HU precisa, com urgência, de doadores de sangue

O Hospital do Fundão está precisando, urgentemente, de doadores de plaqueta, organela sangüínea indispensável ao processo de coagulação.

O Hospital do Fundão está precisando, urgentemente, de doadores de plaqueta, organela sangüínea indispensável ao processo de coagulação.
Além das plaquetas, também precisa de doadores de todos os tipos de sangue e a doação pode ser feita até às 13h30 dessa 6ª feira (20/02).
Para ver atendidas as necessidades dos seus pacientes (460 leitos) e das crianças assistidas pelo Instituto de Pediatria e Puericultura Martagão Gesteira (IPPMG) – com 64 leitos – o número diário ideal de coletas é de 80, mas tem havido dias em que o total de doadores não chega a 20.
Para que cirurgias não sejam adiadas e todos os pacientes que precisam usar sangue em seus tratamentos, o Hospital do Fundão precisa receber doações com regularidade e reforçar o convite aos doadores em períodos de feriado.
Como é comum que durante esses períodos sejam feitas doações de órgãos, o estoque de sangue precisa estar em dia, de acordo com a chefe do Serviço de Hemoterapia, Carmen Martins Nogueira. Em um único transplante, chegam a ser utilizadas até mais de 20 unidades de sangue, o que compromete ainda mais o estoque do produto.
De acordo com Carmen, se cada pessoa em condições de fazê-lo doasse sangue pelo menos uma vez por ano, não seria necessário fazer os freqüentes apelos pela mídia por mais doadores.
Para doar sangue, é preciso ter entre 18 e 65 anos, estar se sentindo bem de saúde e pesar mais de 50 quilos. Não é necessário estar em jejum completo, embora não seja recomendável que a pessoa tenha ingerido alimentos gordurosos duas horas antes do momento da doação.
Para obter outras informações e tirar dúvidas sobre a doação de sangue, o interessado pode visitar a página do hospital na internet, em www.hucff.ufrj.br, ligar para 2562-2305 ou então mandar um email para hemoter@hucff.ufrj.br
E como Carmen costuma chamar a atenção, que a doação de sangue ou outro órgão do corpo é um verdadeiro ato de amor à vida, não custa nada ajudar a quem precisa do produto para recuperar a saúde.

Assessoria de Imprensa: Edmilson Silva – 2562-6027