Futuro campus em Arraial do Cabo

Prefeitura estará pronto em até duas semanas e será submetido à aceitação dos termos pelas partes envolvidas.

agencia994T.jpgO pró-reitor de Desenvolvimento e Extensão, Marco Antônio França, e o prefeito de Arraial do Cabo, Henrique Sergio Melman, se encontraram nesta sexta-feira, dia 6, para tratar da instalação do campus avançado da UFRJ na cidade da Região dos Lagos. O convênio entre a Universidade e a
O secretário de Educação de Arraial do Cabo, Altair Marcio Pereira, também estava presente e declarou a importância de um campus na região, que carece de instituições de ensino superior mas dispõe de todos os recursos naturais para a realização de pesquisas marinhas e sobre energia eólica, solar e de ondas.
A área não urbanizada da cidade é coberta por vários tipos de vegetação, entre elas a de mangue, muito rara no Rio de Janeiro e celeiro para a fauna marinha. Por este e outros motivos o prefeito acredita que o local onde o campus será instalado pode abrigar um grande laboratório que será o pontapé inicial para o crescimento de Arraial do Cabo como cidade universitária.
O prefeito se comprometeu a ceder espaço das escolas municipais, onde o projeto será concretizado inicialmente. Acontecem atividades no IEAPM, Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira, onde já são realizadas atividades de extensão por alguns professores do Instituto de Biologia, do Departamento de Biologia Marinha.
O professor Marco Antônio França enfatizou que a implantação de cursos de licenciatura, turismo e pesquisa em meio-ambiente são essenciais para o desenvolvimento da cidade e que ela pode se tornar um pólo de atração pelo potencial acadêmico, além do local ser ainda mais reconhecido pelas suas belezas naturais pela proximidade do campus à Praia dos Anjos. Para o próximo ano, os vestibulandos já podem se candidatar aos cursos de graduação oferecidos e aproveitar o clima da região.