Destino das Pets

Redução da quantidade de lixo inorgânico

A reciclagem e a reutilização de rejeitos são duas importantes alternativas para a redução da quantidade de lixo inorgânico, economia de matéria-prima e energia, além de deixar menos sobrecarregados os aterros sanitários. Em função disso, a Escola Politécnica/UFRJ e a Escola de Química/UFRJ estão desenvolvendo um projeto sobre o aproveitamento de rejeitos plásticos para confecção de blocos de concreto para a construção civil, ou seja, a substituição de britas (pedras) por agregados plásticos.

O objetivo é substituir a brita dos blocos de concreto por agregados plásticos (garrafa Pet triturada, por exemplo). O estudo já indica que a utilização do rejeito plástico na produção de concreto é viável, a massa específica (peso) é menor, o que facilita no transporte do material, sem comprometer a resistência que é a mesma de um bloco de concreto convencional.

A universidade fechou uma parceria com a fábrica de blocos de concreto Cora, localizada em Nova Friburgo, que vai investir no aproveitamento dos rejeitos plásticos e produzirá os primeiros blocos para os novos testes.

“Pretendemos mostrar que este é um mercado em franca expansão, com produtos que, além de amigos do meio ambiente, atendem a normas técnicas de uso e qualidade. O ideal seria que o governo e as empresas que geram o lixo plástico, como as fábricas de refrigerantes, subsidiassem a produção dos blocos de concretos com esses rejeitos alternativos para construção habitacional popular”, propõe a professora da Escola Politécnica e coordenadora do projeto, Ana Catarina Evangelista.

Parte do material utilizado nos estudos foi adquirido no lixão do Jardim Gramacho, onde a comunidade local sobrevive da reciclagem manual dos rejeitos alí despejados. “É impactante as condições de trabalho dessas pessoas que obtém seu sustento com a venda desse tipo de produto. Essas pessoas ainda trabalham em condições muito precárias. Se o aproveitamento dos detritos for maior, eles teriam mais renda e poderiam melhorar as condições de trabalho” diz Licia Alves, aluna de graduação da Escola de Química/UFRJ e bolsista do projeto.

Pode-se considerar que a sociedade e o meio ambiente seriam os grandes beneficiados com a produção de concreto com agregado reciclado. “A utilização desses resíduos seria uma solução para evitar elevados custos e problemas ambientais gerados com a implosão de pedreiras para obtenção das britas. Sem falar nos problemas respiratórios causados na população próxima a pedreira, devido à poluição no ar e a poluição sonora provocados por essas implosões, que seriam evitados com a utilização de agregados alternativos”, completa a professora Ana Catarina.