Reitoria Itinerante no Instituto de Biofísica

agencia974T.jpgA Reitoria Itinerante, projeto que começou em agosto do ano passado, volta em 2004 visitando o Instituto de Biofísica Carlos Chaga Filho (IBCCF) no Centro de Ciências da Saúde, CCS.
No dia 23, o Prof. Aloísio Teixeira e os Pro-reitores estiveram no Instituto a fim de conhecer suas necessidades e ver como a Universidade pode resolver estes problemas para manter a qualidade do ensino
O Instituto tem 48 laboratórios, 80 funcionários técnico-administrativos, 90 docentes e atende, por ano, na graduação, a 5 mil alunos. O maior problema do IBCCF é a carência de professores e funcionários pois o número ainda é insuficiente.
As necessidades mais urgentes do Instituto são a expansão da área física, que hoje se restringe a um corredor do CCS, a construção de um laboratório para animais transgênicos, a finalização das obras do biotério para animais silvestres, paralisadas por falta de verba e a aquisição de novos equipamentos.
A Pós-graduação do IBCCF oferece cursos em Biofisica e em Fisiologia. Por sua excelência, muitos mestres e doutores formados estão realizando pesquisas pelo Brasil e exterior.
Para 2005 o Instituto planeja a criação de um novo curso de graduação, o bacharelado em biofísica que vai formar um biólogo com novo perfil profissional, associando a biologia às ciências exatas.
Ainda este mês, a Reitoria Itinerante visitará o Instituto de Ciências Biomédicas, ICB.