Bolsas de doutorado e especialização na Alemanha

Estão abertas, até dia 12 de março, as inscrições para o programa de bolsas de longa duração na Alemanha. O programa é direcionado a mestres e estudantes de doutorado em quase todas as áreas de conhecimento científico e, também, a interessados em especialização médica. Terão preferência candidatos que pretendam integrar corpo docente universitário e exige-se que eles tenham esgotado todas as possibilidades de aperfeiçoamento oferecidas no Brasil.

As três agências que oferecem a bolsa – CNPq, CAPES e DAAD – informam que há prioridade no caso de doutorado sanduíche, em que o candidato se propõe a coletar material para sua pesquisa ou aprender técnicas referentes a ela na Alemanha. O período de permanência no país é de um ano, podendo ser prorrogado por vários outros dependendo do projeto de tese a ser apresentado. O bolsista ter deve algum conhecimento da língua alemã mas também recebe curso intensivo do idioma antes do início de sua pesquisa por até 6 meses.
Para mais informações, acessar o site http://rio.daad.de ou mandar e-mail para glauce@daad.org.br .