Um Novo Tempo na Faculdade de Educação

A Faculdade de Educação da UFRJ- FE iniciou 2004 com a posse do professor Marcelo Corrêa Castro. Foi o primeiro diretor a ser empossado pelo reitor Aloísio Teixeira neste ano.
Doutor pela Faculdade de Educação, Marcelo Castro pretende retomar o relevante papel da FE na produção e irradiação das ações na área de Educação.

agencia953T.jpgA Faculdade de Educação da UFRJ- FE iniciou 2004 com a posse do professor Marcelo Corrêa Castro. Foi o primeiro diretor a ser empossado pelo reitor Aloísio Teixeira.
Ser o centro de referência dos assuntos educacionais com antecipação das demandas internas e sociais é o caminho proposto pela nova direção.
À frente da chapa recém eleita “ Reconstrução e Mudança”, o prof. Castro declarou que a palavra de ordem é Institucionalização. O novo diretor quer resgatar o convívio institucional, ou seja, a aplicação das decisões de colegiados e órgãos institucionais.
Será priorizada a discussão de assuntos relacionados à educação que constituem a agenda de discussões da UFRJ, como: Vestibular, Exame Nacional de Cursos (Provão) e Reformulação Curricular. A aproximação com unidades que oferecem cursos de licenciatura será desenvolvida através de uma política construída em parceria com os diretores dessas unidades e proposta ao CEG. A reestruturação dos cursos noturnos faz parte da lista de ações do diretor, bem como as medidas externas junto ao Sistema de Educação, oferecendo metodologia inovadora no acompanhamento de estágios da FE nas Escolas Públicas.
O apoio à reformulação do curso de pós-graduação foi reforçado pelo prof. Castro que propõe a criação de novos cursos de pós-graduação Latu Sensu.
A FE está investindo na formação de alunos dos cursos de mestrado e doutorado, despertando esses alunos para as bases da prática pedagógica, e já firmou uma parceria com a COPPE para implantação dessa iniciativa.
Nos últimos quatro anos, a Faculdade foi submetida a uma gestão que não respondeu aos anseios de docentes, discentes e técnicos – administrativos.
Marcelo Corrêa Castro assume a diretoria em solenidade marcada para o dia 16, sexta-feira, às 17h.
A Faculdade de Educação conta hoje com um corpo social composto por 50 docentes efetivos, 40 substitutos e 24 técnicos. O clima entre os funcionários e alunos é de expectativa e esperança de que a Faculdade de Educação inaugure uma nova fase.