Alocação de Vagas

A Divulgação do comunicado da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) a respeito de alocação de vagas, publicado na página eletrônica da UFRJ, no dia 17 do corrente, poderá gerar mal-entendido na universidade, razão pela qual a Reitoria apresenta as informações, esclarecimentos e orientações adiante.

Como a Comissão Temporária de Alocação de Vagas (COTAV) é instância de assessoramento dos Colegiados de Ensino, as informações reunidas a partir da sistemática anunciada pela COTAV constituirão subsídios para a participação do CEG e do CEPG no processo de debate e decisão a respeito da alocação de vagas docentes nas Unidades, conforme o previsto pela Resolução S/N°, publicada na edição extraordinária do boletim da UFRJ, n° 25, em anexo.
Esse ato do reitor – também em cumprimento do disposto no artigo 115 do Regimento Geral da UFRJ, e respeitando o princípio legal da publicidade que deve reger a administração pública – entra em vigor no dia 18 de dezembro de 2003, data de sua publicação no Boletim Extraordinário da UFRJ.
A reitoria reafirma ainda seu propósito de promover, estimular e acolher o livre e necessário debate de idéias – essência mesma da instituição universitária -, especialmente, neste instante, sobre o desenvolvimento institucional, acadêmico e científico da Universidade, bem como reitera seu compromisso permanente com o diálogo e com o respeito às diferenças de opinião.

Critérios

Cumpre ainda observar, que a Planilha-referência publicada na Edição Extraordinária do Boletim n° 25 foi elaborada a partir dos critérios constantes no documento “algumas diretrizes para formulação da política de desenvolvimento do quadro docente da UFRJ” e em particular:
1) Perdas no quadro docente ocorridas por – aposentadorias, falecimentos e exonerações etc:
2) Número de professores substitutos em cada unidade;
3) Número de vagas alocadas nas diferentes unidades desde o ano de 2000;
4) Número total de docentes de cada unidade;
5) A relação docente/estudante de graduação e pós-graduação de cada unidade;
6) Criação de novos cursos.

Resolução s/n° , de 18 de dezembro de 2003

O reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo decreto s/n°, de 24 de junho de 2003; no cumprimento do artigo 115 do Regimento Geral da Universidade ; e considerando: o estabelecido na Portaria Ministerial n° 2.827, de 02 de outubro de 2003, bem como a exigüidade de tempo decorrente dos prazos por ela fixados; e, ainda, o acréscimo de seis novas vagas docentes para a UFRJ, cuja concessão será formalizada por Portaria Ministerial em fase de publicação, resolve:
I) Encaminhar às Unidades e Centros da Universidade – para apreciação, debate e aperfeiçoamento, conforme a sistemática a seguir e o cronograma apresentado no item II- planilha – referência, que servirá de base à alocação das vagas docentes atualmente disponíveis:
A planilha – referência estabelece um limite por Unidade, de modo a totalizar 224 cargos – número equivalente ao dobro de vagas atualmente disponíveis (112). As seis restantes (do total de 118) serão consideradas reserva estratégica da Universidade e devem ser alocadas, ao final do processo, pelo Conselho Universitário:
II) Definir o seguinte cronograma para o processo de alocação das vagas mencionadas:
1) As Unidades deverão, até 7 de janeiro de 2004, priorizar a alocação dos cargos mencionados, distribuindo-os pelos departamentos e setorizando-os; as Unidades que considerarem insuficientes os limites estabelecidos poderão indicar a priorização de cargos extra-limite, justificando-os;
2) Até 14 de janeiro, os Centros deverão reduzir em 25% as vagas alocadas pelas Unidades, discriminando essa distribuição por Departamento e Setor, segundo o estabelecido por seus critérios:
3) Até 20 de janeiro os Conselhos de Ensino (CEG e CEPG) poderão reduzir as vagas definidas pelos Centros, ajustando o total ao número de vagas disponíveis (112), e encaminhar sua proposta ao Conselho Universitário(Consuni);
4) Em 22 de janeiro, o Conselho Universitário decidirá sobre a alocação das vagas disponíveis.

Planilha-Referência Para Alocação Das Vagas Docentes Disponíveis

Centro – CCJE