Metrô chega ao Campus do Fundão

Aconteceu hoje, dia 5 de dezembro, no auditório do Centro de Tecnologia, no Fundão, a audiência pública realizada pela Prefeitura do Rio para concessão da exploração do sistema de metrô ligando a Barra da Tijuca ao Aeroporto Internacional do Galeão e também à Ilha do Governador, passando pela Cidade Universitária.

Aconteceu sexta-feira, dia 5 de dezembro, no auditório do Centro de Tecnologia, no Fundão, a audiência pública realizada pela Prefeitura do Rio para concessão da exploração do sistema de metrô ligando a Barra da Tijuca ao Aeroporto Internacional do Galeão e ao Aeroporto Santos Dumont, passando pela Cidade Universitária.
Serão construídas duas estações no Campus do Fundão, uma próxima ao Hospital Universitário Clementino Fraga Filho e outra perto do prédio do Centro de Tecnologia, na altura da Faculdade de Letras. Segundo o reitor Aloísio Teixeira, que esteve presente à audiência, essa iniciativa da Prefeitura irá beneficiar na revitalização do Campus do Fundão, além de melhorar o acesso de estudantes, funcionários e professores à Cidade Universitária.
O projeto vem atender a uma necessidade dos Jogos Panamericanos de 2007, que se realizarão na Cidade do Rio de Janeiro, e contribuirá para a expansão e integração do transporte público no Município. Com a instalação de 46 km de trilhos, a Prefeitura do Rio e a Empresa Noronha Engenharia pretendem melhorar o acesso a pontos chaves como os Aeroportos do Galeão e Santos Dumont e a Barra da Tijuca, área em acentuada expansão urbana, que concentrará grande parte das atividades do Pan.
O primeiro passo já foi dado, havendo outras datas para aprofundar a discussão sobre o Projeto Básico. O lançamento do Edital das obras está previsto para janeiro de 2004. A comunidade acadêmica aguarda com grande expectativa a chegada do metrô ao Campus do Fundão e já instituiu, desde setembro, uma Comissão para acompanhar os desdobramentos das obras e de vias expressas de acesso à Cidade Universitária.