1º Encontro de Pacientes Livres do Tabaco

Segunda-feira agora, dia 8 de dezembro, será realizado, a partir das 11h, no auditório Alice Rosa do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho / HUCFF (12º andar), o 1º Encontro de Pacientes Livres do Tabaco. O evento tem o apoio do Programa do Núcleo de Estudos e Tratamento do Tabagismo (NETT) do Instituto de Doenças do Tórax (IDT), do HUCFF.

O encontro começará com uma palestra do cardiologista Luiz Antônio Feijó, também do HUCFF, sobre o tema Cuide Bem de Seu Coração. Em seguida, às 12h, entre 100 e 120 ex-fumantes receberão o “Certificado de Qualidade de Vida – Viva mais Feliz, Vida sem Tabaco” e, às 13h, haverá uma confraternização entre pacientes e equipe técnica do programa do NETT.

Saiba mais sobre o NETT
Após um ano de implantação, o NETT, destaca o diretor do núcleo, o pneumologista Alberto José de Araújo, registrou avanços significativos na Campanha de Sensibilização por um HUCFF Livre do Tabaco. Este progresso foiconseguido com a edição da portaria da Direção Geral proibindo o fumo no interior das dependências do hospital; com o treinamento e implantação de uma equipe multidisciplinar, composta por 10 profissionais a dedicar parte de sua carga horária no HUCFF/IDT na atenção aos pacientes com dependência química ao tabaco; e um reconhecimento da comunidade interna e externa, expresso através da mídia quanto aos resultados alcançados na cessação do tabagismo (variando de 40 a 60% o número de pessoas que têm conseguido parar com este apoio nos diversos grupos terapêuticos).
O Programa também realizou treinamento de sensibilização na abordagem mínima/básica para médicos da Oncologia, Clínica Médica e Residentes da Pneumologia; além de palestras de sensibilização em escolas, de abordagem terapêutica para a Secretaria de Saúde de Macaé/Associação Médica de Macaé.
“Uma das conquistas mais importantes do programa tem sido o sistemático encaminhamento de pacientes fumantes pelas diversas clínicas do HUCFF para tratamento no NETT e o engajamento de pacientes ex-fumantes como voluntários do programa, apoiando as atividades de encorajamento de pessoas que procuram o Núcleo e, ao mesmo tempo, passando as suas experiências e reafirmando a decisão de não mais voltar a fumar, prevenindo as temíveis recaídas”, completa Alberto.
Uma das dificuldades que ainda estão pendentes, de acordo com o diretor do NETT, é o fato de ainda ser possível encontrar pessoas da instituição que não respeitam o fato de o Hospital do Fundão ser área livre do fumo, e a superação desta dificuldade depende do engajamento de toda a Comunidade Hospitalar.