Conheça a Rádio Interferência

Para quem estuda na Escola de Comunicação da UFRJ, a Rádio Interferência é sinônimo de liberdade e criatividade. Liberdade porque é uma rádio livre que permite aos alunos experimentar e ousar na sua programação; criatividade porque esses mesmos alunos enfrentam diversas dificuldades de forma original.

A Rádio Interferência foi criada em 1985 pelos próprios alunos da ECO, da Economia e da Física, sendo uma das mais antigas entre as rádios livres e universitárias do Brasil. No seu início, a repressão às rádios livres era maior do hoje, o que forçava a rádio a funcionar clandestinamente.
Mas afinal, o que é uma rádio livre? “É uma emissora sem concessão, funcionando a baixa potência, sem fins lucrativos e auto-gerida de forma horizontal, sem hierarquia”, segundo um dos integrantes da rádio, Marcos Oliveira. No site da rádio, eles afirmam que não há interesse, por parte dos organizadores, de pedir uma concessão, pois discordam da Lei de radiodifusão (lei 9.612), além de não acreditarem que tal concessão seja aceita. A Lei restringe o alcance da rádio em um quilômetro de raio e exige um modelo de organização empresarial, o que foge da proposta inicial da rádio.
Interferência é organizada em núcleos como programação, finanças, conservação e limpeza, manutenção técnica, divulgação, acervo, apoios e parcerias, integração e unidade. Todos os programadores são responsáveis pelo bom funcionamento da rádio, sendo cada um pertencente a um dos oito núcleos.
Em abril desse ano, a Rádio Interferência sofreu uma coação da Polícia Federal e foi obrigada a fechar após a inspeção realizada por um agente da PF. Segundo o estudante Márcio Rezende, integrante da rádio que estava apresentando no momento da inspeção; o agente não apresentou mandado judicial e interferiu na programação, ao interromper a transmissão e obrigar o estudante a desligar o equipamento. Após ser informado que a Rádio funciona sem diretoria, o agente contentou-se em autuar a Profa. Suely de Almeida, decana do Centro de Filosofia e Ciências Humanas, como responsável pelas “ações ilegais” dos alunos.
A explicação para inspeção, segundo o policial, seria para averiguar interferências nas transmissões do Aeroporto Santos Dumont, depois de um pedido feito pela ANATEL. O engenheiro de telecomunicações e professor Hugo Melo, da ECO, explicou que os sinais de aviação operam numa faixa de freqüência muito diferente (até 300MHz) das rádios FM (de 88 a 108MHz). Ele ressaltou ainda que o equipamento da rádio é profissional, de alta qualidade, e que dificilmente apresentaria uma distorção desse nível.
Depois de seis meses com a programação cancelada, a Rádio Interferência voltou ao ar com grandes mudanças. Primeiro, uma parte dos programadores se reuniu com o propósito de divulgar o abuso de poder promovido pela Polícia Federal num ambiente federal, o que proporcionou uma certa repercussão na época.
Depois, a rádio foi reorganizada: um site foi criado, onde pessoas podem conhecer melhor a história da rádio e conferir a nova programação ao vivo. Além disso, foram abertas novas inscrições para que pessoas, até mesmo de fora da universidade, possam participar dessa rádio livre.
“O susto foi um aprendizado”, afirmou Márcio Rezende que, mesmo depois do incidente, continua no núcleo de programação da rádio. “O que importa é que eu continuarei difundindo cultura e informação pra quem quer que esteja no raio de alcance de nossa rádio, e pronto. Eu adoro isso…”, completou Márcio.
Para evitar futuras inspeções da PF, o núcleo de programação da rádio resolveu diminuir o alcance da transmissão a um raio mínimo. Além disso, estruturou-se uma estratégia de defesa em caso de nova abordagem da polícia, principalmente para os novos integrantes da rádio.
Enfim, com todas as dificuldades, a Rádio Interferência está no ar, funcionando como laboratório e veículo de comunicação alternativa para toda comunidade universitária. Sua programação abrange todos os estilos musicais de forma democrática e está aberta para novos radio-maníacos. Para escutar, sintonize em 91,5 FM, ou acesse www.radiolivre.org/interferencia .