Reitor da UENF recebe medalha Tiradentes

agencia858T.jpgPersonalidades de diversas instituições do meio científico, político e autoridades da área governamental prestigiaram, a entrega da Medalha Tiradentes ao professor Raimundo Braz Filho, reitor da UENF. A medalha, mais alta comenda da Assembléia Legislativa, foi concedida por iniciativa do deputado estadual Edmilson Valentim (PC do B). A cerimônia foi realizada no Forum de Ciência e Cultura da UFRJ. A mesa de trabalhos foi composta pelas seguintes autoridades, além do próprio professor Braz: Deputado Estadual pelo PCdo B, Edmilson Valentim, reitor da UFRJ, professor Aloísio Teixeira; subsecretário de Estado de Educação Rivo Gianini, representando a secretária Darcília Leite; vice-reitor da UENF, professor Sérgio de Azevedo; vice-reitor da Uerj, professor Celso Pereira Sá, representando a reitora Nilcéia Freire; pró-reitor de Ensino e Graduação da UFRJ, professor José Roberto Meyer Fernandes; pró-reitor de Extensão da UFRJ, Marco Antonio França Faria; pró-reitora de Extensão da UENF, professora Lílian Bahia de Oliveira; pró-reitor de Graduação da UENF, professor Almy Júnior Cordeiro de Carvalho; presidente da Sociedade Brasileira de Química (SBQ), professor Paulo César Vieira; e professor Paulo Roberto Ribeiro Costa, que fez a saudação, representando os professores da UFRJ. Estiveram ainda presentes os professores João Ferreira Filho, decano do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFRJ; Ângelo Cunha Pinto, diretor do Instituto de Química da UFRJ; Carlos Bielchowski, presidente do CEDERJ; Áurea Echevarria, coordenadora de Pós-graduação em Química Orgânica da UFRRJ; e ainda a presidente estadual do PC do B, Ana Rocha, entre outras personalidades.

Presente à solenidade, o reitor da UFRJ, Aloísio Teixeira, declarou que é uma honra para a instituição abrigar, no Salão Pedro Calmon, palco de lutas políticas e embates de idéias, a homenagem ao professor Raimundo Braz Filho. Aproveitou o momento para conclamar a unidade das universidades publicas para buscar junto com a Secretaria Estadual de Educação um programa de ação comum para melhoria do ensino médio e fundamental do Estado do Rio de Janeiro. Aloísio Teixeira saudando o Prof. Braz disse “que estava diante de um cientista que usa a ciência como um instrumento de libertação de seu povo. E um educador que tem um compromisso com a Universidade Brasileira”. Para Aloiso Teixeira, Braz é uma pessoa que não pode ser derrotado porque a cada derrota ele recompõe seus sonhos mais ainda.

Edmilson Valentin no seu discurso mostrou o compromisso do Reitor da UENF com a universidade democrática participativa de um movimento em defesa do ensino publico e gratuito e contra as práticas neoliberais na área de educação. “A Universidade faz parte de uma engrenagem ardilosa onde em nosso país a maioria da população passa fome, não tem acesso aos estudos e uma minoria tem acesso as universidades públicas. Precisamos com urgência superar essa situação e para isso contamos com alguns aliados dentre eles o nosso homenageado”. Durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, o Professor Braz se recusou a comparecer a cerimônia de entrega de medalhas a cientistas no Palácio do Planalto, como forma de protestar contra o corte de verbas para as IFES e contra a política de educação de então.

No discurso de agradecimento, o professor Braz fez uma defesa enfática de valores como democratização da educação, melhoria das condições de vida da população brasileira, defesa do patrimônio público, reforço no controle dos recursos naturais e fronteiras do Brasil, soberania nacional e sentimento de patriotismo.

O presidente da Sociedade Brasileira de Química (SBQ), professor Paulo Cesar Vieira, disse que aquela era uma justa homenagem prestada ao professor Braz, pela sua contribuição ao desenvolvimento da ciência no país, especialmente na área de Química Orgânica. Pesquisador 1A do CNPq e professor emérito da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e Honoris causa da Universidade Federal do Ceará, Raimundo Braz Filho tem se dedicado, na UENF, a pesquisas na área de Química de Produtos Naturais. Os estudos envolvem a identificação de substâncias do metabolismo secundário de plantas da Mata Atlântica do Norte e Noroeste Fluminense.

Ao longo da carreira, acumula a orientação de 50 teses de mestrado e 17 de doutorado, com publicação de dois livros e de três capítulos de livros. Publicou ainda 232 artigos em periódicos científicos com corpo editorial, sendo 99 nacionais e 133 estrangeiros, e quatro artigos em anais.

Raimundo Braz Filho foi ainda contemplado pelo programa Cientista do Nosso Estado, da Faperj (Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro), nos períodos de 1999-2000, 2000-2002 e 2002-2004.

Cearense de Pacatuba (CE) — cidade distante 25 Km de Fortaleza —, Raimundo Braz Filho é o segundo reitor da UENF eleito diretamente pela comunidade universitária.