Conheça a RedeSist

Desde 1997, uma rede de pesquisa interdisciplinar na área da Economia da Inovação procura entender a dinâmica da introdução de novos produtos e novos processos produtivos na sociedade. Sediada no Instituto de Economia da UFRJ, a Rede de Pesquisa em Sistemas Produtivos e Inovativos Locais (RedeSist) conta com a participação de várias universidades e institutos de pesquisa no Brasil, além de manter parcerias com outras instituições da América Latina, Europa e Ásia.
Usando uma metodologia comum, estes centros de pesquisa espalhados pelo Brasil buscam, em conjunto, avaliar novas formas do desenvolvimento industrial e tecnológico associados à Era do Conhecimento. Para isso, com o patrocínio de órgãos públicos, vêm sendo realizadas pesquisas empíricas para análise de sistemas produtivos locais e de novas políticas para seu desenvolvimento. “Com entrevistas diretas a empresas, a rede tenta entender o que está por trás das estratégias utilizadas na decisão de introduzir na economia ou não um determinado produto ou processo”, explica o professor José Eduardo Cassiolato, um dos coordenadores da RedeSist.
O coordenador revelou também os motivos da criação desta rede de pesquisa: “Nós a criamos porque achávamos que faltava entendimento empírico sobre como é que estes processos inovadores se dão em diferentes regiões brasileiras, já que o nosso país é muito grande e diversificado. Por outro lado, está o fato de que, nesse momento atual da história do capitalismo, as empresas estão buscando cada vez mais utilizar processos produtivos de cooperação, devido à grande dificuldade existente de competirem isoladamente”. Por esta razão, a pesquisa precisa ser cada vez mais abrangente, a fim de que possa cobrir toda a diversidade brasileira e entender a dinâmica do conjunto de empresas localizadas numa determinada região.
Cassiolato explicou que a RedeSist tem se consolidado com o passar dos anos, uma vez que começou com cerca de seis universidades e, hoje, o número chega a 16. Além disso, depois de montada a rede, foram estabelecidas conexões internacionais com grupos de professores e pesquisadores que trabalham nesta temática de Economia de Inovação. Após a realização, no ano passado, de uma reunião na Universidade de Aalborg, na Dinamarca, este grupo de professores e pesquisadores do mundo inteiro decidiu criar uma rede de pesquisa global, a GLOBELICS (www.globelics.org).
Esta rede mundial está se reunindo pela primeira vez esta semana aqui no Brasil. Até quinta-feira, acontece a Conferência Internacional Sistemas de Inovação e Estratégias de Desenvolvimento para o Terceiro Milênio, no auditório do BNDES. Mais informações pelo telefone (21) 8142-5563 ou pelo site www.sinal.redesist.ie.ufrj.br/globelics/portugues.php.