Seminário discute Tecnologias de Informação

economia

O ciclo de seminário “Brasil em Desenvolvimento” organizado pelo Instituto de Economia da UFRJ trouxe nesta edição (31/10) o debate sobre as “Tecnologias de Informação e Desenvolvimento”. Estiveram presentes o secretário de política industrial, Plínio Aguiar, representando o Ministro das Comunicações – Miro Teixeira, os pesquisadores Ivan da Costa(UFRJ) e Mario Ripper(Telemar), além de Martin Fransman(Edinburgh University).
De acordo com Plínio, a intenção do Ministério das Comunicações é facilitar os acessos ao meio digital de informação, além de melhorar a qualidade da rede pública digital. O objetivo do atual ministro é possibilitar o acesso a bibliotecas, textos, artigos dando ênfase a interatividade nas comunicações. Segundo ele, atualmente 42 mil escolas já tem ponto de rede e que há o interesse do ministério em expandir este número para 170 mil. Plínio completa que nove ministérios estão se esforçando para implementar a educação pela rede.
O pesquisador Martin Fransman abordou questões sobre o conhecimento como processo evolutivo e sua relação com o mercado, revelando o atual funcionamento de algumas instituições. Para Martin, os homens precisam se precaver do falso conhecimento gerado pelas agendas das principais organizações de informação de todo mundo. Através de uma pesquisa minuciosa, ele verificou que muitas empresas vinculadas aos grandes centros de pesquisa do mundo “geram”, a partir de crenças, realidades que condicionam o consumo de muitos homens. O alerta do pesquisador está relacionado à venda de serviços de comunicações móveis e de banda larga em todo mundo.
O evento ainda teve a contribuição do pesquisador Ivan Costa. Sua abordagem tratou dos novos espaços de inovação tecnológica, implicando questões como: propriedade intelectual, fronteiras estáveis e instantes de descoberta. Para Ivan, é evidente a necessidade de descentramento do conhecimento; ele destacou ainda que a lógica do primado da origem – onde o original tem mais valor que a cópia, o primeiro mundo é melhor que o terceiro e o branco vale mais que o preto – imobiliza a distribuição de tecnologia. Em termos práticos, o professor Ivan revelou entendimentos escusos entre o ex-presidente da República, José Sarney, o empresário Mathias Machline e o lobbysta da Mcintosh, Richard Herson, com o objetivo de fechar a fábrica de computadores UNITROM, acusada da prática de Engenharia Reversa.
O Ciclo continua no dia 10/11 a partir das 9h, com a temática: “Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento”. Maiores informações: 3873-5271.