Parque Tecnológico da UFRJ de portas abertas

No último dia 29 de outubro foi realizada a Reunião do Conselho Diretor do Parque Tecnológico envolvendo representantes do Governo do Estado do Rio de Janeiro, da Prefeitura do Rio, da COPPE da UFRJ e do CENPES (Petrobrás). Participaram da reunião o reitor, prof. Aloisio Teixeira, o diretor do Parque, Maurício Guedes, Ricardo Luis Beltrão do CENPES e a diretora da COPPE, profa Angella Uller, dentre outros.

O assunto principal do encontro foi a implementação de novas empresas no Parque, inaugurado em abril deste ano. Atualmente, o Parque oferece uma infra-estrutura capaz de receber até 220 empresas interessadas em interagir com a Universidade Federal do Rio de Janeiro.
São 350.000 metros quadrados divididos em lotes individuais ou condomínios, alugados por um período de 20 anos. Com a sua implantação total, estimam-se quatro mil pessoas trabalhando na imensa área urbanizada pela Prefeitura do Rio e a Prefeitura da Cidade Universitária.
O objetivo principal do Parque do Rio é permitir a interação entre as empresas instaladas e a comunidade acadêmica, ao implantar um ambiente com grande fluxo de conhecimento e cultura de inovação. Além disso, o Parque quer atrair para UFRJ novas atividades de pesquisa, incentivando a criação de novas empresas e estimulando o empreendorismo no aluno da universidade.
As empresas interessadas passam por uma seleção através do Atestado de Aptidão, aprovado pelo Conselho Diretor, com o intuito de garantir a preservação ambiental do Parque além do cumprimento da missão do projeto.
O Parque Rio está acolhendo uma grande empresa experiente na criação e desenvolvimento de software, chamada DBA- Engenharia de Sistemas Ltda, que tem intenção de contratar até 1000 pessoas em dois anos. No próximo dia 11 de novembro haverá o lançamento da pedra fundamental que dará início a implantação da nova empresa no Parque. Hoje, já estão instalados o Centro de Referência Tecnológica da Embratel e o LabOceano_ Laboratório de tecnologia Oceânica da COPPE.
Após a reunião, aconteceu a inauguração do Portal de Acesso do Parque Tecnológico, acompanhado de uma pequena confraternização entre os funcionários da Incubadora de Empresas, da COPPE e da Petrobrás.