Categorias
Memória

UFRJ-Convive defende os direitos dos animais

A Reitoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro apoia as ações do grupo UFRJ-Convive. Este grupo de trabalho voluntário foi criado no início dos anos 80 por iniciativa de alguns professores, alunos e funcionários, todos membros legítimos e atuantes da Comunidade Acadêmica da UFRJ.
A existência deste grupo, se deve ao significativo número de

A Reitoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro apoia as ações do grupo UFRJ-Convive. Este grupo de trabalho voluntário foi criado no início dos anos 80 por iniciativa de alguns professores, alunos e funcionários, todos membros legítimos e atuantes da Comunidade Acadêmica da UFRJ.
A existência deste grupo, deve-se ao significativo número de animais domésticos de pequeno porte, em particular cães e gatos, presentes na Ilha do Fundão. O grupo visa administrar de forma responsável (cadastrar, vacinar, castrar, vermifugar, alimentar e encaminhar à adoção) a população de animais já existente no Campus. Convém assinalar que o UFRJ-Convive foi inspirado em um grupo similar, o USP-Convive. Além desse grupo, organizações semelhantes existem nos Campi de outras Universidades brasileiras como a UNICAMP, UFMG, UFF, UERJ, PUC e de instituições de pesquisa como a FIOCRUZ. Tal fato nos traz muita satisfação em função da realidade social de nosso país tão carente de iniciativas voluntárias. Entre as atividades do grupo está o trabalho de conscientização da comunidade, cujo objetivo final é
a implementação de medidas para coibir o péssimo hábito de se usar o Campus da UFRJ para o descarte de animais.
O trabalho do UFRJ-Convive se realiza com recursos próprios e sem ônus às atividades profissionais de seus membros. O grupo alerta para o crescente número de animais na Cidade Universitária. Essa explosão demográfica cresce por duas razões: reprodução dos que já vivem no Campus e abandono de fêmeas grávidas e filhotes por donos irresponsáveis. Para controlar o aumento populacional destes animais, a UFRJ-Convive conta com o apoio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro através da organização de campanhas períodicas de castração e conscientização da posse responsável.
Nos termos do Preâmbulo da Declaração Universal dos Direitos dos Animais, aprovada pela UNESCO, o reconhecimento, pela espécie humana, do direito à existência de outras espécies animais constitui o fundamento da coexistência das espécies no mundo. É importante ressaltar, neste contexto, que o UFRJ-Convive tem suporte legal, de acordo com a Lei 9.605/98 capítulo 5, artigo 32 (Lei de Crimes Ambientais) e também está de acordo com o Decreto 24.645/34, artigo 1.
Por fim, tornamos ciente a todos os membros da comunidade de nossa universidade a presença e atuação da UFRJ-Convive. Aproveitamos para solicitar a compreensão de todos para as atividades desse grupo que zela de forma organizada pelo convívio harmonioso no nosso campus.
CONVIVE:
Profa. Georgia (Instituto de Bioquímica) 2562.6785 – atella@bioqmed.ufrj.br
Profa. Cristiana (Instituto de Nutrição) 2562.6449 – cristiana@nbe.ufrj.br
Aluna Tatiana (Instituto de Biologia) 9777.1110 – thmorales@hotmail.com