Editora UFRJ estará na Primavera dos Livros

A editora da universidade ocupará o estande 28.

Feira literária cheia de charme que há três anos faz parte do roteiro cultural da cidade do Rio de Janeiro, a PRIMAVERA DOS LIVROS estará de volta de 17 a 19 de outubro no Cais do Porto. Criado em 2001 por um grupo de editores cariocas e pela Prefeitura do Rio, o evento atrai cerca de 15 mil pessoas, em apenas um final de semana, à procura da produção diferenciada das 70 editoras expositoras. Durante três dias, o Armazém do Rio se torna um palco onde o personagem principal é o livro. O objetivo da PRIMAVERA é levar aos visitantes cerca de 7000 títulos, em 65 estandes de 6m2, onde o editor está presente atrás do balcão para tirar todas as dúvidas acerca do seu catálogo, ou simplesmente bater papo com seus leitores. Embora com perfis diferentes, a filosofia cuidadosa que rege a escolha dos títulos também norteia o processo de edição, inspira o cuidado com o acabamento final do livro e culmina no contato com o leitor. A PRIMAVERA DOS LIVROS é organizada pela LIBRE (Liga Brasileira de Editores) e realizada pela Prefeitura do Rio.

Este ano, como de costume em suas últimas edições, o evento traz novidades para públicos de todas as idades. A mais inovadora e ousada delas é a Prosa Plugada, cuja proposta é promover debate, leitura de trechos das obras de novos talentos literários, show e festa com direito a DJs para apresentar a todo país a novíssima literatura carioca em prosa. Em sua edição 2003, a PRIMAVERA será palco do lançamento de um projeto ambicioso, que pretende colocar os autores locais em sintonia com o que há de melhor na produção literária nacional pelo site Paralelos.org.

O evento Prosa Plugada será realizado no dia 18 de outubro, a partir das 17h, sem hora para acabar. O público poderá conhecer o site Paralelos.org, que será um espaço para os escritores cariocas da gema disponibilizarem suas produções e de divulgação de entrevistas, resenhas, reportagens que discutam a literatura em termos gerais.

O Dia da Educação é outra grande novidade da terceira PRIMAVERA DOS LIVROS, programada para o dia 17. Será direcionado à visitação de professores e alunos de escolas municipais e consistirá basicamente em oficinas e palestras. A garotada contará com uma programação especial diária no Espaço para Crianças e Jovens. Atividades com ilustradores, que vão criar e desenhar estórias com os pequenos, e os Recados Literários são as novas atrações. Nos “Recados” as turmas de estudantes da rede municipal de ensino escreverão cartas a outras turmas e jovens falando sobre o prazer de ler. As correspondências serão expostas em um dos painéis do Espaço e poderão ser lidas por todos os visitantes.