COMEMORAÇÃO DOS 50 ANOS DO IPPMG

agencia805T.jpgOs 50 anos do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira poderia ser apenas mais uma data comemorativa da UFRJ. Mas para quem não conhece a história da cidade universitária, ela é o marco da inauguração da Primeira Cidade Universitária do país.
No dia 1o de outubro de 1953 se materializou o sonho do então presidente da República, Getúlio Vargas, ao inaugurar, na Ilha do Fundão, o primeiro prédio do Complexo Universitário.
Na verdade, o Instituto de Puericultura foi criado em 1937, porém só foi incorporado à Universidade do Brasil em 1945. No texto do historiador Antônio José Barbosa, coordenador de extensão do CCS, a criação deste instituto era uma preocupação do presidente Vargas de executar um programa de assistência à maternidade e à infância. Getúlio convidou, então, o professor Martagão Gesteira, que na época desenvolvia um trabalho nessa área, para dirigir “atividades federais à maternidade e infância” em seu Governo. Por isso, o instituto levou o seu nome, ao homenagear o professor que ministrou a primeira aula da cidade universitária.
Diante dessa trajetória histórica importante para toda comunidade acadêmica, a Semana Comemorativa dos 50 Anos do IPPMG não podia deixar de emocionar tantos professores, funcionários e alunos que passaram por essa “escola da vida”.
Após a abertura que contou com a exposição de trabalhos desenvolvidos pelo Departamento de Pediatria, a sessão solene contou com a presença do Reitor, Prof. Aloísio Teixeira, o Decano do CCS, Prof. João Ferreira Filho, o Presidente da FUJB, Professor Emérito Carlos Nilo Gondim Pamplona, o Diretor do Instituto, prof. Antônio José Ledo, o Ex-Diretor, Prof. Luiz Afonso Mariz, o Diretor da Faculdade de Medicina, Prof. Almir Fraga Valladares, a Diretora do Departamento Pediatria, Profa. Vera Aires, além de outros diretores e profissionais da área de saúde da UFRJ e do Estado do Rio de Janeiro.
Prof. Ledo fez uma homenagem ao Instituto com a apresentação de uma retrospectiva fotográfica seguida de uma narrativa poética que emocionou a todos. Depois houve um agradecimento aos ex-funcionários, presenteados com a camisa comemorativa dos 50 anos.
O IPPMG é um Centro de treinamento para estudantes dos cursos de Graduação da Faculdade de Medicina, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Enfermagem, Nutrição e Psicologia, prestando assistência ambulatorial em Pediatria Geral e nas suas diversas especialidades para mais de 10 mil crianças e adolescentes.
O Instituto ainda abriga uma Organização Não-Governamental chamada Associação Saúde Criança Recomeçar, que dá apoio às famílias carentes após a alta hospitalar, oferecendo cestas básicas, medicamentos e atividades profissionalizantes para as mães. Essa Associação foi criada com o intuito de promover uma transformação sócio-econômica e cultural nas famílias das crianças atendidas no Hospital Infantil da UFRJ, reduzindo, assim, a reinternação.
Ainda na programação, na última sexta-feira, houve o Abraço Amigo ao IPPMG, promovido pela Associação, encerrando a Semana de Comemoração.