Novos Cursos de Graduação na UFRJ

agencia702T.jpgMais uma vez a Ufrj inova ao oferecer condições diferenciadas para seleção de novos alunos para os cursos de graduação.
Neste ano as novidades estão por conta de seis novos cursos, além de novos critérios para classificação. Só na área tecnológica quatro cursos estão sendo oferecidos pela escola politécnica na ilha do Fundão, cada um com 25 vagas: Controle e Automação, Computação e Informação, Engenharia Ambiental e Engenharia de Petróleo. Para 2004, a Escola de Química também oferece novas habilitações: Engenharia de Bioprocessos e Engenharia de Alimentos.
A Ufrj segue uma tendência atual presente em diversos centros de pesquisa, onde a multidisciplinaridade é palavra de ordem, integrando diferentes áreas de conhecimento além de promover o diálogo entre a graduação e a pós-graduação. Este viés inovador já vem sendo aplicado aos antigos currículos dos cursos mais tradicionais da instituição, na tentativa de atualizar saberes e por isso atender às novas demandas sociais.
Da gestão dos cursos oferecidos pela escola Politécnica, participarão também a COPPE e a Escola de Química. Além disso, haverá colaboração por parte de unidades como o Instituto de Biologia e o de Geociências. A integração entre as diversas áreas é ainda um pressuposto básico de uma formação moderna, sólida e em sintonia com as exigências do futuro da ciência nacional.
Sobre os novos critérios, estes se restringem às habilitações do Grupo 2 – área de tecnologia e ciências matemáticas e da natureza – e aos candidatos de Arquitetura e Urbanismo. Nestes cursos um mínimo de pontos deverá ser obtido devendo ser este o primeiro critério de classificação; só serão classificados candidatos com pontuação abaixo do mínimo quando ainda restarem vagas ociosas. Há o interesse da Universidade em completar todo quadro de vagas para o próximo ano.
Outra novidade fica por conta do curso de Licenciatura em Música, que deixa de ter um caráter mais “polivalente” para oferecer maior solidez na formação pedagógica e musical. O novo currículo permite maior autonomia ao aluno para compor seu percurso acadêmico. A nova idéia está a cargo do departamento de Musicologia e Educação Musical gerido pelo professor Samuel Araújo.
Maiores informações: www.vestibular.ufrj.br .