Instituto de Psiquiatria realiza seminário

O Instituto de Psiquiatria da UFRJ realiza o II Seminário da Oficina Terapêutica de Jardim, durante os dias 14 e 15 de agosto, no Auditório Leme Lopes. O evento, aberto a toda a comunidade acadêmica, vai girar em torno do tema: “Jardim- a imagem da vida e da transformação na clínica da saúde mental”.

Na Oficina Terapêutica Jardim, atividade desenvolvida há dez anos pelo Instituto de Psiquiatria, terapeutas e pacientes trabalham com a natureza com objetivo de despertar o desejo pela vida. O recurso utilizado é prática de semear o solo para elaboração de jardins, o que proporciona melhora da auto-estima, da relação com o outro, aumento da solidariedade, além de promover conscientização ambiental.
O evento ocorre na rua Venceslau Brás, 71, fundos, e a entrada é franca.

14/08 – 9h – Abertura
Prof João Ferreira da Silva Filho – Decano do Centro de Ciências da Saúde CCS/UFRJ
Prof. Marcio Versiani Valadares Caldeira – Diretor do Instituto de Psiquiatria IPUB/UFRJ
“Transformação e Clínica da Saúde Mental”
Profa. Maria Tavares Cavalcanti – Diretora Clínica do IPUB/UFRJ

10h – Mesa I – A construção da subjetividade

O eu é uma árvore (Eduardo)

Coordenador: Clarice Moura Costa – Musicoterapeuta e Coordenadora das Oficinas Terapêuticas do IPUB/UFRJ
Participantes:
– Psic. Claudia Silvana Cardoso Azevedo – Coordenadora do Projeto Plantando Sonhos – IPUB/UFRJ
– Prof. João Ferreira da Silva Filho – Pesquisador do CNPq e Decano do CCS/UFRJ
– Prof. Roberto Novaes Sá – Departamento de Psicologia/UFF
– Profa.Ângela Martins – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo FAU/UFRJ

12h – Intervalo para almoço

13:30h – Mesa II –O jardim, arte e ciência

A semente é uma esperança florida (Francisco)

Coordenador: Claudia Silvana Cardoso de Azevedo
Participantes:
– Lula Vanderlei – Artista Plástico e Terapeuta – Enfermaria de Portas Abertas do IMAS Nise da Silveira.
– Profa. Léa de Jesus Neves – Departamento de Botânica do Museu Nacional/UFRJ
– Prof.Octávio Domont de Serpa Jr.– IPUB/UFRJ
– Dulce Nascimento – Ilustradora Botânica – Fundação Margaret Mee

15/08 – 9h – Mesa III – O prazer do jardim