Projeto EcoLagoas é premiado em congresso

agencia678T.jpgO EcoLagoas, eleito entre 50 outros projetos como melhor atividade de ecologia em desenvolvimento no país, é fruto de uma parceria entre a UFRJ, a Prefeitura de Macaé e a Petrobrás. Premiado no congresso de Ecologia de Águas Continentais (Limnologia), realizado em Juiz de Fora, entre os dias 21 e 25 de julho, o EcoLagoas prima pelo desenvolvimento de pesquisas científicas e atividades de alcance ecológico e social para região Norte Fluminense.
Participaram da eleição 1500 cientistas da área de ecologia, de universidades nacionais e órgãos do governo Estadual e Federal. A elevada produção científica do EcoLagoas obteve grande destaque na votação. O projeto já produziu 59 teses de mestrado e doutorado, mais de 800 apresentações em congressos nacionais e internacionais e cerca de 270 publicações em revistas do mundo inteiro.
Com as grandes descobertas ecológicas e com desenvolvimento de pesquisas pioneiras, o projeto ganhou fama internacional e passou a realizar parcerias com universidades nacionais e do exterior. Um dos principais resultados dessas pesquisas foi dar suporte técnico a criação do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba em 1998.
Criado em 1992, o projeto tinha como objetivo, inicialmente, o monitoramento ecológico das lagoas costeiras no Norte Fluminense. Um ano depois, surgiu o Núcleo de Pesquisas Ecológicas de Macaé (NUPEM), vinculado ao Instituto de Biologia da UFRJ. Segundo o coordenador do EcoLagoas, professor Francisco Esteves o objetivo era facilitar o desenvolvimento de pesquisas e atividades de alcance social e ecológico na região.
Deia Maria Ferreira, superintendente da Sub-Reitoria de Ensino de Graduação e Corpo Discente, afirma que o NUPEM é a única base de pesquisa da Universidade que funciona fora do Município do Rio de Janeiro, oferecendo cursos de educação ambiental para professores, alunos e pescadores do Norte Fluminense.
Curso de Extensão Ajuda na Preservação do Meio Ambiente
O curso de Extensão em Educação Ambiental, oferecido pelo NUPEM/UFRJ, foi criado para atender pescadores, professores e alunos do ensino fundamental e médio das redes públicas e privadas e tem como objetivo conscientizar a população sobre os danos causados à natureza e como evita-los, além de melhorar o ensino de Ciência e Biologia nas escolas em parceria com o programa.
Em 10 anos de projeto, 3.500 crianças, 400 professores e 100 pescadores foram beneficiados pelo curso que agora tem a possibilidade de ser estendido a outras regiões do país.