UFRJ oferece novos cursos de graduação

A Escola de Química e a Escola Politécnica (antiga Escola de Engenharia) da UFRJ oferecem novos cursos de graduação que constarão no edital do vestibular desse ano. Na área Química, as novas especialidades são: Engenharia de Bioprocesso e Engenharia de Alimentos, na Politécnica as habilitações criadas são Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Computação e Informação, Engenharia Ambiental e de Petróleo.

Segundo Belkis Waldman, diretora da Escola de Química, a criação desses novos cursos supre uma demanda de alunos interessados na área biotecnológica e de processos de alimentos, antigos ramos da Engenharia Química que agora constituem uma especialização. Atualmente, o curso de Química é formado, nos quatro períodos iniciais, por um ciclo básico que abrange todas as habilitações para que o estudante possa escolher entre elas.
Um Engenheiro de Bioprocessos, utiliza conhecimentos em química, física e biologia para fabricar ou aperfeiçoar produtos e processos que empreguem enzimas ou células-vivas em larga escala. Para o curso, que tem duração de nove períodos (4 anos e meio), são oferecidas 40 vagas divididas em turnos da manhã e da tarde.
Ministrado em Universidades como a de Viçosa (UFV) e Unicamp, o curso de Engenharia de Alimentos, agora implantado na UFRJ, forma profissionais que atuam desde a produção de alimentos até a venda do produto, também com 40 vagas disponíveis e com a mesma duração de nove períodos. Para Maria Alice Coelho, coordenadora do curso, o diferencial da engenharia de alimentos da UFRJ é a formação de um profissional multidisciplinar, com noções de plantio, logística e marketing.
O curso de Engenharia de Petróleo surgiu da grande demanda que o mercado tem de profissionais que atuem na área petrolífera e que tenham conhecimentos de economia, exploração de bacia e de mercado. A Engenharia ambiental capacita seus alunos de estudarem e minimizarem os efeitos que os processos industriais causam no meio ambiente e tem grande importância social hoje em dia.
Já as habilitações em Engenharia de Controle e Automação e em Engenharia de Computação e Informação foram criadas pela exigência de profissionais que atuem, respectivamente, na melhoria de parques industriais e no planejamento de redes informatizadas para diversos setores.
Todos os cursos oferecidos pela Escola Politécnica e em parceria com a COPPE, são reconhecidos pelo CREA e tem a duração de dez períodos (5 anos). Para cada especialidade estão disponíveis 25 vagas, todas no primeiro semestre.
Heloi José Fernandes Moreira, diretor da Escola Politécnica, destaca a importância dos cursos: “Embora o aluno curse uma especialização, ele sempre terá uma visão de todo o processo de sua área”.