Hospital do Fundão retoma cirurgias de catarata

Desde o dia 28 de julho, última segunda-feira, os médicos do Serviço de Oftalmologia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho voltaram a fazer cirurgias de catarata.

As cirurgias estavam suspensas desde o final do ano passado por dois motivos. Em novembro de 2002, a ocorrência de cinco casos de cegueira, em pacientes lá operados, interrompeu as atividades. Já na segunda fase, a partir de maio de 2003, as cirurgias foram suspensas devido à ordem da Associação Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de interdição da venda do gel oftálmico utilizado durante o procedimento.
Vale dizer que as duas interrupções foram feitas pelo HUCFF a fim de preservar a qualidade do atendimento prestado nesta unidade de saúde especializada em alta complexidade.
O Hospital do Fundão foi responsável, entre janeiro de 2002 e junho de 2003, por 40% das cirurgias desse gênero realizadas no Rio de Janeiro, com um total de 4.100 delas.