Reitor propõe nova forma de ingresso na UFRJ

O professor Aloísio Teixeira planeja mudar a forma de ingresso na UFRJ. O novo reitor da universidade pretende reservar de 30 a 40% das vagas para alunos que cursaram o ensino médio em instituição pública. Mas a novidade não acaba aí: Aloísio propõe avaliar esses estudantes durante as três séries desse período escolar.

A forma como será feita essa avaliação continuada é inédita, pois levará em conta aspectos da escola e da vida do aluno. Aloísio planeja testar esse sistema entre 2004 e 2007, substituindo, progressivamente, o vestibular tradicional. Confirmado o êxito dessa iniciativa, ele não descarta a possibilidade de os estudantes de escolas particulares também participarem dos novos critérios de acesso à universidade.
Após amplos debates junto à comunidade acadêmica, o reitor pretende levar esse projeto para entrar em votação no Conselho Universitário da UFRJ. Além disso, Aloísio realizará um fórum com reitores de outras instituições públicas a fim de discutir a possibilidade de adesão à proposta.
“O que não pode continuar acontecendo é termos somente uma prova para avaliar quem deve entrar na universidade”, afirma o reitor. Para Aloísio, é preciso testar uma avaliação diferente, que assegure o acesso ao ensino superior público aos estudantes que tenham potencial, sejam eles carentes ou não.