Categorias
Memória

Forum integra a exposição FotoRio 2003

O Forum de Ciência e Cultura da UFRJ participa do Encontro Internacional FotoRio 2003 com a mostra “Fazendo Carnaval”, de Eneraldo Carneiro.

agencia592T.jpgO Forum de Ciência e Cultura da UFRJ participa do Encontro Internacional FotoRio 2003 com a mostra “Fazendo Carnaval”, de Eneraldo Carneiro. A abertura da exposição aconteceu dia 16 de junho no corredor da Biblioteca Pedro Calmon, no Palácio Universitário. A visitação já está cacontecendo desde o dia 17 de junho, e vai até o dia 11 de julho, das 9h às 19h e a entrada é franca. O Forum fica na Av. Pasteur, 250/2º andar – Praia Vermelha.
A mostra apresenta fotos do carnaval de 1997 do G.R.E.S. Paraíso do Tuiutí – uma escola de samba, cujos componentes, moradores do morro do Tuiutí e adjacências, no bairro de São Cristóvão, tem na escola uma de suas poucas opções de lazer. São 30 fotografias, em branco e preto, 35 mm, ampliadas no formato 24x30cm (em papel de 30x40cm).
Deste modo foi documentada toda a preparação para aquele Carnaval: o trabalho no barracão, a confecção de fantasias, os ensaios da bateria, a Comissão de frente, o mestre sala e a porta bandeira, a Velha Guarda.
“Busquei mostrar quem são aqueles, que longe das luzes de TV, também dão brilho a essa festa. Sambistas. Carpinteiros. Serralheiros e Costureiras”, explica Eneraldo.