CCS reflete sobre Dia Mundial da Saúde

Comemorou-se nesse dia 7 de abril o Dia Mundial da Saúde. O Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFRJ, através do seu Setor de Extensão, aproveitou para refletir sobre o tema. Nas palavras do coordenador de extensão do CCS, Antonio Oliveira, o dia deveria ser chamado “Dia Mundial de Luta pela Promoção da Saúde”. Segue mensagem de Antonio a respeito do tema.
“O acesso a condições dignas de assistência à saúde é um direito inalienável de todo cidadão. Infelizmente, parcela considerável da população mundial, particularmente nos países subdesenvolvidos, é exposta a condições indignas de higiene, alimentação, moradia e assistência médica e odontológica. Este perfil torna-se ainda mais dramático quando se sabe que a população infantil é um dos segmentos mais atingidos, comprometendo, de forma irreversível, o futuro de toda uma geração.
É nesse cenário, também comum no Brasil, que se quer refletir sobre o papel da Universidade Pública e a sua capacidade de atuação, não apenas na formação de profissionais altamente qualificados, mas, adicionalmente, como formuladora de políticas de saúde. É dever da Universidade interagir com o corpo social do qual é parte indissociável, transferindo os conhecimentos gerados em benefício daqueles que, direta ou indiretamente, financiam o ensino público e gratuito.
Que as comemorações pelo “Dia Mundial da Saúde” possam nos induzir a essas reflexões e que o direito do cidadão brasileiro à assistência médica, odontológica e a condições dignas de existência sejam partes integrantes de nossa realidade.”